Muito usada em agências de publicidade e outras organizações que trabalham com criatividade, a “tempestade de ideias” ou “tempestade cerebral”, tradução literal para brainstorming (brain: cérebro, storm: tempestade), é o nome dado a uma técnica aplicada em reuniões para novas ideias. Nas reuniões com brainstorming, são realizados exercícios mentais com a finalidade de resolver algum problema ou elaborar um trabalho criativo.
O termo se tornou popular pelo publicitário e escritor norte-americano Alex Faickney Osborn que, na década de 1950, criou o método ao perceber que seus funcionários tinham dificuldades em desenvolver propagandas criativas. Assim, Osborn começou a usar sessões em grupo para coletar ideias sugeridas espontaneamente por seus funcionários.
Fale e ouça em um brainstorming
Uma ideia criativa não é algo que surge pronto. Na maioria das vezes, exige desenvolvimento, modificações e pitadas de opiniões alheias – por isso, a importância do brainstorming. Reunido com outras pessoas criativas, as chances de suas ideias serem aperfeiçoadas são maiores. ”Quando as ideias circulam sem restrições, não há sugestões ruins, e muitas vezes, uma ideia que pode parecer pitoresca é lapidada e se transforma em algo muito valioso dentro de um processo criativo”, afirma o coach Diego Nicolau, especialista em estratégias empresariais e gestão comercial.
Além de deixar os participantes mais à vontade para divulgarem o que têm em mente, uma ideia pode também colaborar para incitar a criatividade nos demais participantes. “Pelo fato de proporcionar a livre associação de ideias e possibilitar que todos os integrantes de um grupo se envolvam e contribuam com o processo, o brainstorming possui um importante e estratégico papel na complexa missão de se encontrar caminhos com alto grau de originalidade”, explica o publicitário Tadeu Brettas.
Saiba mais!
Criatividade: entenda o que é “pensar fora da caixa”
Por que a criatividade é importante no trabalho?
Texto e entrevistas: Natália Negretti – Edição: Giovane Rocha/Colaborador
Consultorias: Diego Nicolau, especialista em estratégias empresariais e gestão comercial e master coach da Kasulo Desenvolvimento Humano, em Cascavel (PR); Tadeu Brettas, publicitário e professor da Inova Business School.