Essa atuação da romã em relação ao envelhecimento celular acontece por causa da sua ação antioxidante. E também é por isso que a romã é considera mais potente que o vinho no combate aos radicais livres. “Ela tem ótima ação detox, livrando o fígado de toxinas e acelerando o metabolismo basal”, afirma a nutricionista Vanessa Minossi. E seus benefícios não param por ai!
Saúde em dia
Além de combater o colesterol ruim, essa fruta também fortalece o sistema imunológico, prevenindo o aparecimento de gripes, viroses e outras doenças. Outra vantagem é que ela diminui a inflamação celular, relacionada a patologias como a fibromialgia. “A romã é rica nos ácidos gálico, elágico e protocatequínico, com ação anticancerígena, já que barra as moléculas que danificam a estrutura celular e provocam o câncer”, complementa a profissional.
Boa para quê?
Auxilia no controle de dores musculares causadas pela prática de exercícios físicos. Além disso, existem pesquisas (como a realizada na Universidade Queen Margaret, na Escócia) que comprovam que, quando consumido 1/2 litro do suco dessa fruta, ocorre a diminuição da gordura abdominal, favorecendo o controle da pressão arterial.
E o consumo?
“1/2 copo (100ml) de suco de romã ao dia, fora das grandes refeições, ou a metade das suas sementes em cima da salada, é o bastante para aproveitar tudo de bom que a fruta tem a oferecer”, esclarece Vanessa. Também é indicado que sejam consumidas até duas romãs por dia.
Saiba mais:
Melancia ajuda na perda de peso
Leite com manga faz mal? Saiba mais!
Limão + água: confira 3 benefícios dessa dupla poderosa!
Consultoria Vanessa Minossi, nutricionista