Você já se perguntou por que toda comida – ou a grande maioria – saudável não atiça tanto o seu paladar quanto aquelas ricas em gordura ou carregadas de açúcar? Talvez por isso que fazer dieta seja tão sacrificante para algumas pessoas ou manter bons hábitos alimentares não seja tão simples assim. Se você se reconhece em algumas dessas situações, saiba que a solução para os seus problemas pode estar perto!
Químicos do Instituto Nacional de Pesquisas de Agricultura, na França, encontraram uma maneira de “trapacear” e conseguir enganar o próprio cérebro. Eles criaram uma máquina chamada Gas Chromatograph-Olfactometry Associated Taste (GC-OAT), capaz de adicionar um cheiro específico em quase todos os tipos de comida e, com isso, sua mente acredita estar comendo alguma “gordice” quando, na verdade, você está sendo saudável. Pode até parecer loucura, mas é uma descoberta e tanto para quem deseja comer melhor sem sofrer.
SAIBA MAIS:
Bela Gil dá dicas de alimentação infantil no Youtube
Jantar saudável: tire suas dúvidas sobre a refeição noturna
Você sabia que a alimentação pode influenciar no estado meditativo?
Desde o começo da pesquisa os resultados foram meio inacreditáveis. Os pesquisadores foram capazes de melhorar um queijo light acrescentando moléculas do aroma de manteiga misturadas com as de sardinhas. Além disso, conseguiram fazer batatinhas sem sal parecerem 40% mais salgadas adicionando moléculas de cheiro de presunto. E a explicação para esse resultado não é tão confusa: é que o sabor dos alimentos é definido pelo cheiro que sentimos.
Infelizmente, os cientistas ainda não conseguem usar essa invenção para todas as comidas, pois existem alimentos que não teriam grandes alterações de sabor com a utilização da máquina. Contudo, já é possível deixar o cardápio bem mais variado sem desagradar o paladar.