Connect with us

O que você está procurando?

Além dos métodos convencionais, existem outras técnicas mais práticas e confortáveis, que servem para prevenir ou ajudar a trata a depressão.
- Foto Shutterstock.com

Depressão: confira alguns aliados da saúde contra esse mal!

Além dos métodos convencionais, existem outras técnicas mais práticas e confortáveis, que servem para prevenir ou ajudar a trata a depressão.

Quando uma pessoa recebe o diagnóstico de depressão, logo passa por sua mente e de seus familiares as consultas com psicólogos, médicos e outros profissionais ligados ao tratamento da saúde mental. Não que isso esteja incorreto, muito pelo contrário: o acompanhamento com esses especialistas é fundamental para ajudar a superar o distúrbio. Contudo, outras técnicas possuem potencial para aliviar os sintomas e mudar a postura, o pensamento e o comportamento dos pacientes.

Esporte, homem, correndo, ao ar livre, gramado, atividade física

Foto iStock.com/Getty Images

 

Meditação + esportes

Uma pesquisa da Universidade de Rutgers, nos Estados Unidos, analisou 52 pessoas e concluiu que meditar antes de praticar atividades físicas reduziu a intensidade dos sintomas de quem tinha depressão em 40%. As principais alterações identificadas foram no córtex pré-frontal (responsável pelo foco e pela aten- ção) e no hipocampo (ligado à memória e à aprendizagem). Antes dos testes, ambas as regiões apresentavam alterações na comunicação entre as células, e até um tamanho reduzido. Após as avaliações, notou-se que as áreas estavam próximas do que é considerado ideal e saudável.

No prato

A alimentação também pode ser uma aliada na hora de prevenir alguns sintomas relacionados à depressão. “Certos alimentos são benéficos por suas propriedades calmantes e estabilizadoras do estado de ânimo ou humor”, explica a nutricionista Fernanda Marques. “O triptofano, por exemplo, é um aminoácido precursor da serotonina — neurotransmissor que dá a sensação de bem-estar — e está presente em alimentos como banana e grão-de-bico. Por isso, vale incluí-los no dia a dia”, aponta.

Mulher, oriental, musica, treinando, por do sol

Foto Shutterstock.com

 

Força que vem do som

Ao descrever seu ramo de atuação, a musicoterapeuta Maria Isabel da Penha Sinegaglia relata que “a música — composta de três elementos (melodia, harmonia e ritmo) — tem o poder de transpor barreiras emocionais e organizar o interior do indivíduo. É indicada para prevenção e tratamento das doenças físicas, emocionais, psíquicas e comportamentais”. Dessa forma, a musicoterapia pode agir de forma efetiva na luta contra a depressão.

Saiba mais:

Ouvir música: por que isso nos traz tanta satisfação?

A música pode deixar seu cérebro mais ágil. Entenda!

Alimentação: confira alguns alimentos que controlam as emoções!

Consultoria Fernanda Marques, nutricionista; Maria Isabel da Penha Sinegaglia, musicoterapeuta

Advertisement

Estilo de vida

Além de substituir o sal, algumas ervas, especiarias e frutas contribuem para a prevenção de várias doenças. Confira quem são os substitutos do sal!

Estilo de vida

Crianças não manifestam problemas emocionais da mesma forma que adultos. Veja como identificar quando algo não vai bem na infância.

Estilo de vida

A solução para a prisão de ventre, é uma alimentação adequada, tanto para prevenir, quanto para regular o problema. Confira 5 alimentos que podem ajudar!

Estilo de vida

Zé Gotinha e Carreta Furacão se uniram na nova Campanha Nacional de Multivacinação! Confira o vídeo e as novas vacinações presentes na campanha.

Estilo de vida

A Tensão Pré-Menstrual causa incômodos fortes em grande parte das mulheres. Saiba como solucionar os problemas mais comuns desse período.

Estilo de vida

Não deixe os sintomas do estresse se acumularem. Veja quais os aliados alternativos disponíveis para combater esse transtorno.

Estilo de vida

Personal trainer dá dicas para mulheres praticarem exercícios físicos durante a gravidez

Estilo de vida

Para uma boa noite de sono, é preciso atenção não só ao que vai ao prato, mas também em alguns hábitos. Confira 5 dicas para acabar com a insônia!