Connect with us

O que você está procurando?

Crianças não manifestam problemas emocionais da mesma forma que adultos. Veja como identificar quando algo não vai bem na infância.
-

Saiba como reconhecer problemas emocionais em crianças

Crianças não manifestam problemas emocionais da mesma forma que adultos. Veja como identificar quando algo não vai bem na infância.

Quando a criança vive sob estresse, seja por atribuições frequentes, falta de apoio ou abusos, isso se torna tóxico e danifica a estrutura cerebral. E os resultados disso se estendem para a vida adulta, causando problemas de aprendizagem e comportamento.

Estudos da Kaiser Permanent, organização sem fins lucrativos da Califórnia, ainda comprovam que adultos com problemas de saúde mental, vício, obesidade, diabetes tipo 2, doenças coronárias e outras condições tinham tido desenvolvimento comprometido na primeira infância. Porém, crianças não manifestam problemas emocionais da mesma forma que adultos. Veja a seguir como identificar quando algo não vai bem na infância.

casal, crianças, cadeiras, menina, chorando

Foto Shutterstock.com

Sinais de que algo não vai bem:

  • Apego excessivo aos pais;
  • Necessidade de estar sempre fora de casa com outras pessoas que não sejam da família;
  • Falta de comunicação ou socialização;
  • Temperamento agressivo sem motivo aparente;
  • Mentiras frequentes;
  • Relação de compulsão por comida ou gula;
  • Problemas para lidar com separações e rupturas da rotina.

Atenção: esses tópicos funcionam como um guia, porém as patologias que envolvem doenças mentais na infância precisam ser tratadas por especialistas, pois nem sempre possuem um passo a passo de tratamento ou um diagnóstico específico. Já por boa saúde mental, entende-se quando a criança tem um bom desenvolvimento físico, intelectual e emocional. Entretanto, vale ressaltar: “o contrário nem sempre indica ausência de saúde mental, a desobediência, a ‘má educação’ e mesmo a dificuldade de aprendizado podem ser relacionados ao desejo da criança de ser vista e amada”, destaca Heloísa Capelas, especialista em autoconhecimento, inteligência comportamental.

 

Consultoria Heloísa Capelas, especialista em autoconhecimento, inteligência comportamental

 

Advertisement

Estilo de vida

A solução para a prisão de ventre, é uma alimentação adequada, tanto para prevenir, quanto para regular o problema. Confira 5 alimentos que podem ajudar!

Estilo de vida

Zé Gotinha e Carreta Furacão se uniram na nova Campanha Nacional de Multivacinação! Confira o vídeo e as novas vacinações presentes na campanha.

Estilo de vida

A Tensão Pré-Menstrual causa incômodos fortes em grande parte das mulheres. Saiba como solucionar os problemas mais comuns desse período.

Estilo de vida

Não deixe os sintomas do estresse se acumularem. Veja quais os aliados alternativos disponíveis para combater esse transtorno.

Estilo de vida

Personal trainer dá dicas para mulheres praticarem exercícios físicos durante a gravidez

Estilo de vida

Para uma boa noite de sono, é preciso atenção não só ao que vai ao prato, mas também em alguns hábitos. Confira 5 dicas para acabar com a insônia!

Estilo de vida

É normal bater aquela fominha durante o expediente. Mas a melhor opção para lidar com isso é levar lanchinhos saudáveis para comer no trabalho. Confira!

Receitas

Experimente já a torta folhada de queijo e brócolis! Em menos de uma hora essa delícia já está pronta! Você pode inclusive fazer para vender!