Connect with us

O que você está procurando?

O fênome de identificar rostos e formas em lugares inusitados recebe o nome de pareidolia
- Foto: Shutterstock

Saiba o que é a pareidolia

O fênome de identificar rostos e formas em lugares inusitados recebe o nome de pareidolia

Quem nunca parou alguns instantes para admirar as nuvens e acabou identificando um monte de formas inusitadas, como animais, pessoas e objetos? A habilidade de ver o que não existe em lugares curiosos chama-se pareidolia e é uma forma de o cérebro “pregar uma pegadinha” em nossa mente ao interpretar estas “artes” abstratas.

Pareidolia

Foto: Shutterstock

Você tem pareidolia?

A pareidolia faz parte da apofenia, um fenômeno psicológico que nos faz enxergar conexões entre coisas aleatórias. Neste caso, criamos significados distintos a um estímulo que não tem nada a ver com a realidade; ou você se convenceu que é realmente um coelho gigante flutuando lá no céu?

Apesar de parecer coisa de maluco ou de gente muito criativa, a psicóloga Maria Lucia de Bustamante Simas explica que, segundo a linha de estudos Gestalt de psicologia, no campo da percepção, há uma preferência do sistema visual e auditivo em perceber padrões, chamado de organização perceptual.

“Esta tendência de perceber padrões na natureza é tão forte que se tornou uma das características cada vez mais investigadas e desvendadas nos estudos do cérebro nas neurociências”, destaca a especialista. Sendo assim, ver formas e atribuir padrões a estímulos aleatórios é algo natural, inerente ao sistema sensorial.

Como surgiu?

Segundo uma teoria científica, a pareidolia teria surgindo durante a evolução do homem para suprir a necessidade de reconhecer amigos e inimigos.

Cientistas da Universidade de Toronto, no Canadá, fizeram uma experiência ao monitorar as atividades cerebrais de algumas pessoas e constataram que a área fusiforme de faces (FFA, em inglês) – que entre várias funções, está envolvida no reconhecimento facial – é a responsável por esta manifestação.

Mais um indício de que este fenômeno não é nada anormal, já que o cérebro humano possui ligações que permitem reconhecer rostos. Havendo qualquer indício de um face, o cérebro tende a interpretar a imagem como sendo um semblante.

SAIBA MAIS

Criatividade: saiba como desenvolvê-la no trabalho

Conheça a Teoria das Inteligências Múltiplas: 8 formas diferentes de classificar gênios

É possível criar memórias falsas?

Texto e entrevistas: Natália Negretti

Advertisement

Entretenimento

Carro limpinho, cheiroso, brilhando... Quem não curte, não é mesmo? Se você é um viciado em automóveis vai entender essa lista perfeitamente!

Estilo de vida

Estabeleça um propósito de vida que torne tudo mais relevante, esse propósito pode ser se tornar muito rico, encontrar um amor ou trabalho voluntário que te dê satisfação pessoal!

Estilo de vida

Apesar de atingir 10% da população, nem todos sabem o que deve ser feito durante uma crise de pânico. Saiba aqui como se acalmar e diminuir a ansiedade

Entretenimento

Para aproveitar a sexta-feira e o final de semana, separamos três cervejas Lager para você saborear e relaxar! Confira as dicas

Estilo de vida

Ter um raciocínio lógico desenvolvido é fundamental. Além de atingir o sucesso profissional, pode deixar seu cérebro mais rápido no dia a dia

Estilo de vida

É possível treinar seu cérebro para ter mais empatia. Confira as dicas a seguir, exercite agora mesmo e sinta a diferença no seu dia a dia!

Estilo de vida

Saiba como consumir de forma sustentável com nossas dicas que mostram como fazer compras de forma consciente, sem criar dívidas

Entretenimento

Esses artistas preferiram esconder suas identidades com máscaras, perucas, maquiagens e até mesmo animações, para poder manter sua privacidade. Conheça!