Comprar é dos hobbies preferidos de muita gente nesse mundo. O problema é que esse hábito tem altos custos e vira um problemão quando não conseguimos arcar com as despesas geradas pelas amadas comprinhas. Que tal consumir de forma sustentável? Acredite, temos uma receita que mostra que é possível, sim, se transformar em consumista consciente! Veja só!
Converse
Assuma que está com dificuldades, mas que tem intenção de quitar os débitos. Esse é o primeiro passo para os credores assumirem a confiança novamente em você.
Informe-se
Algumas estratégias facilitam a renegociação. Hoje existe a portabilidade do crédito, que permite a uma pessoa transferir sua dívida de um banco para outro, por exemplo, se o último apresentar taxas melhores.
Cuidado
Cartões de crédito e cheques especiais são armas apontadas contra si mesma quando não sabe utilizá-los de maneira controlada. Deixá-los em casa quando sair, é uma boa pedida.
Espere
Uma boa tática para driblar o consumismo é nunca comprar um produto no dia em que o vê. Espere uma noite e veja se, no dia seguinte, a vontade de comprar continua tão forte quanto antes.
Arme-se
Os vendedores conhecem bem a fraqueza de seus clientes e a exploram com argumentos do tipo “é o último par”, “só vão entregar de novo daqui tantos meses”. Discipline-se para desmontar essas armadilhas.
VEJA MAIS
Dívidas: dicas simples para resolver esse problema
Dicas de compras pela internet