Sem dúvidas, o conhecimento é a peça-chave para o sucesso profissional. Nos dias atuais, o mercado de trabalho exige cada vez mais capacitação e raciocínio destacando as pessoas que são capazes de atender a determinadas exigências. Por isso, quanto mais conhecimento se adquire, maiores são as chances de se dar bem na carreira escolhida.
“Podemos praticar nosso raciocínio para sermos mais velozes nas respostas; treinar nossas emoções para termos mais resiliências e assim por diante”, afirma o neurocientista e coach Aristides Brito. Pensando nisso, selecionamos algumas dicas simples e valiosas que podem acelerar o raciocínio, contribuindo para uma mente mais ativa e saudável.
7 dicas para turbinar seu raciocínio!
1. Foco total
Quando estiver determinado a aprender alguma coisa, foque nisso. Não deixe que algumas distrações prejudiquem o seu objetivo final. Por exemplo: se você tem uma prova importante para fazer, evite se distrair com o celular ou com qualquer outro lazer que tire a sua concentração. Lembre-se: você depende disso para alcançar o seu objetivo.
2. Ouça música
Já reparou que muitas pessoas trabalham e aprendem melhor quando estão ouvindo músicas? Para muitos, esse é uma ótima forma de se concentrar e manter a mente leve para as tarefas.
3. Memorize enquanto está andando
No trajeto da casa para o trabalho, por exemplo, é um excelente momento para memorizar coisas que foram aprendidas recentemente. Abrace essa ideia.
4. Use símbolos
Quando estiver com alguma dificuldade para aprender alguma matéria ou tarefas dadas no trabalho, tente relacioná-las com algum símbolo conhecido. Provavelmente essa atitude vai lhe ajudar a aprender mais rápido.
5. Use a internet
Nesse meio, é possível encontrar cursos e canais de vídeos que facilitarão o seu aprendizado. Para quem dispõe de pouco tempo, o ensino à distância é uma ótima alternativa.
6. Organize seus pensamentos
Uma forma mais rápida de adquirir conhecimento é mapear tudo aquilo que você aprendeu no dia sem consultar anotações, é claro. Fazer isso todos os dias garante que você guarde um pouco de todo o conteúdo que lhe foi passado.
7. Carregue um caderno
Boas ideias podem surgir a qualquer momento. Por isso, é importante ter um caderno em mãos para não deixá-las escapar.
Leia também!
Criatividade: saiba como desenvolvê-la no trabalho
A pílula da inteligência é um mito
Aprenda com os gênios: Steve Jobs
Texto: Paula Santana – Edição: Giovane Rocha/Colaborador
Consultorias: Aristides Brito, neurocientista, coach e diretor da Marca Pessoal Treinamentos