Em qualquer relacionamento, por mais perfeito que ele seja, vai haver discussões de vez em quando, não é mesmo? O importante é a frequência e a forma dessas discussões, que devem ocorrer sempre com respeito.
Mas e quando essas discussões acontecem em público? Isso pode trazer consequências negativas para o casal? Segundo Henri Fesa, Médium especialista em relacionamentos e fundador da Casa de Apoio Espiritual Henri Fesa, a resposta é sim.
Situações como brigas durante um jantar com amigos ou aquele silêncio constrangedor após uma discussão dentro do carro com outras pessoas presentes contribuem para criar uma imagem negativa da relação. E isso perdura mesmo que, em casa, os desentendimentos sejam resolvidos.
Afinal, essas pessoas não vão acompanhar essa reconciliação, que muitas vezes ocorre apenas horas depois, já em casa. Então, o que fica na mente delas é o clima ruim, o tom elevado da voz, a troca de farpas e os olhares cortantes. Isso afeta o casal socialmente, fazendo com que possa ser julgado, visto como “problemático” ou mesmo deixe de ser convidado para saídas.
“Esse tipo de exposição gera consequências emocionais e sociais duradouras. Além do desgaste da própria relação, há o comprometimento da rede de apoio. Amigos e familiares passam a tomar partido ou evitam convites para não presenciarem momentos desconfortáveis. Isso enfraquece os laços e isola o casal socialmente”, explica Henri Fesa.
O combinado não sai caro
O ideal, segundo Henri, é que os parceiros tenham acordos sobre como agir em situações de tensão quando estão acompanhados. “O casal precisa ter maturidade para segurar a conversa até estarem sozinhos. Criar códigos silenciosos para indicar que algo incomodou, e depois conversar com calma, ajuda a evitar explosões desnecessárias”, orienta.
Por fim, ele alerta que o respeito ao ambiente e às pessoas ao redor também é uma forma de respeito mútuo entre o casal. Evitar brigas públicas não significa reprimir emoções, mas escolher o momento certo para expor sentimentos e buscar soluções.
“Relacionamentos saudáveis não precisam parecer perfeitos para os outros, mas sim proteger sua intimidade do olhar alheio. É nesse espaço protegido que se constrói a confiança”, conclui o especialista.
