Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Os lábios rachados exigem atenção e cuidados diários
Os lábios rachados exigem atenção e cuidados diários - Foto: Shutterstock

Beleza

Lábios rachados no inverno: entenda causas e como prevenir e tratar

Dermatologista explica por que os lábios ficam rachados no inverno e quais cuidados você deve tomar com eles na estação

Que os lábios ficam mais rachados no inverno você já pode ter percebido com o passar dos anos – mas você sabe o quê exatamente nessa estação causa isso? Basicamente, a baixa umidade do ar, o vento frio e o hábito de respirar pela boca são fatores que contribuem diretamente para o ressecamento da região, tornando os lábios vulneráveis a fissuras, ardência e até pequenos sangramentos.

O frio afeta a hidratação da pele de todo o corpo. Contudo, como os lábios não possuem glândulas sebáceas e têm algumas outras peculiaridades, isso os afeta ainda mais. “Durante o inverno, a pele perde mais água. Os lábios, por serem mais finos e delicados, sofrem ainda mais com essa perda, o que leva ao aparecimento de rachaduras e dor”, explica Fátima Tubini.

Segundo a dermatologista Fátima Tubini, o problema pode ser prevenido e tratado com medidas simples, mas eficazes. Contudo, não é da forma que muita gente pensa – ou seja, lambendo os lábios.

“Muitas pessoas lambem os lábios na tentativa de aliviar a sensação de secura, mas a saliva evapora rapidamente e retira ainda mais a hidratação natural, piorando a condição”, alerta a especialista Tubini.

A seguir, veja o que realmente funciona na hora de cuidar de lábios rachados no inverno:

Como prevenir e tratar lábios rachados no inverno

Para evitar o problema, a dermatologista recomenda a aplicação frequente de protetores labiais com ação hidratante e ingredientes emolientes, como manteiga de karité, lanolina, pantenol e ceramidas. “Esses ativos criam uma barreira protetora contra o vento frio e ajudam a manter a umidade natural dos lábios”, orienta Fátima.

Além disso, manter uma boa ingestão de líquidos, evitar ambientes muito secos e utilizar umidificadores de ar dentro de casa são hábitos que colaboram para a saúde da pele como um todo. No caso de rachaduras já existentes, o ideal é suspender o uso de cosméticos com álcool ou fragrância e investir em produtos cicatrizantes e anti-inflamatórios.

“O ideal é aplicar o hidratante labial várias vezes ao dia e, à noite, optar por uma camada mais espessa, como uma máscara hidratante labial, para potencializar a regeneração enquanto a pessoa dorme”, recomenda a dermatologista Tubini.

Já em casos mais graves, com sangramento constante ou infecções, é preciso buscar um profissional. “Se houver dor intensa, pus ou crostas persistentes, é sinal de que pode haver uma infecção secundária, que precisa passar por avalição de um dermatologista”, finaliza Fátima Tubini.

Mais notícias como essa

Casa & Decor

Pequenas ações antes de viajar ajudam a deixar a casa organizada e prevenir surpresas desagradáveis na volta

Finanças e Empreendedorismo

Entenda como funciona o consórcio de carros e veja os principais cuidados para contratar um de forma segura

Saúde

Algumas doenças aumentam bastante com a queda nas temperaturas e secura do ar; saiba como cuidar da sua saúde respiratória

Comportamento

Especialista dá dicas para os pais não acabarem sobrecarregados emocionalmente durante as férias dos seus filhos