No verão, a exposição dos cabelos a fatores externos como sol, praia e piscina pode ser prejudicial à saúde dos fios. O contato dos cabelos com esses fatores danificam a fibra capilar, provocando ressecamento, textura áspera e diminuição do brilho. Porém, alguns cuidados simples podem amenizar e até resolver os problemas. A especialista em estética capilar, Gisela Prochaska, fundadora do Stylebar, preparou dicas que podem ajudar a salvar os cabelos dos danos causados no verão. Veja abaixo:
1. Invista em um protetor solar para os cabelos
É bem comum lembrar de proteger a pele do corpo e rosto quando vamos à praia, mas você também pode e deve investir em produtos de proteção para o couro cabeludo. Há diversas opções disponíveis no mercado que ajudam no fortalecimento dos fios e na proteção deles contra a radiação ultravioleta.
2. Aposte na hidratação dos fios
Um dos maiores problemas que o cabelo enfrenta no verão é o ressecamento. Portanto, investir em produtos que ajudam na recuperação de água pelos fios é extremamente necessário para manter o brilho e a força do cabelo. Monte um kit que contenha shampoos e condicionadores que combatem a oleosidade dos cabelos e hidratam o couro cabeludo.
3. Seque os cabelos após mergulhar na praia ou piscina
O sal da água do mar e o cloro das piscinas são altamente prejudiciais, pois alteram o pH do cabelo, abrem a cutícula dos fios e os deixam porosos, e essa agressão aos fios aumenta bastante em um período tão seco. Por isso, após dar aquele mergulho, lave os fios de imediato com água doce. O uso de óleo capilar antes de mergulhar também ajuda a fortalecer cabelos que possuam algum tipo de química.
4. Use chapéus ou bonés
Como o objetivo principal é proteger os fios dos raios ultravioleta, bonés e chapéus são aliados práticos na proteção. Assim, na ida à praia ou durante aquele bronze à beira da piscina, opte por coberturas que protejam seu cabelo do sol. Não gosta desses acessórios? Sem problemas! Utilize lençóis, cangas ou guarda-sol. O importante é se proteger.
5. Tome uma ducha com água fria
Além de refrescante, uma ducha com água fria pode ajudar a proteger os cabelos. Dessa forma, sempre opte pelo banho com água fria, principalmente após mergulhos na praia ou piscina. A água fria fecha a cutícula dos fios, que é bastante agredida com exposição à água do mar, além de aumentar a maciez e ser uma forte aliada no processo de hidratação.
