Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Confira o que fazer para tirar suas metas financeiras do papel
Confira o que fazer para tirar suas metas financeiras do papel - Foto: Shutterstock

Finanças e Empreendedorismo

Metas financeiras: saiba como colocar as suas em prática em 2023

Especialista traz dicas práticas para definir metas financeiras e conseguir concretizá-las ao longo do novo ano

O começo de um novo ano é um período onde muita gente começa a estipular novas metas, inclusive financeiras. O problema é que o ano passa e muitos desses objetivos vão ficando para trás, principalmente quando dependem de dinheiro. Mas, mudando certas atitudes, é possível colher resultados diferentes em 2023.

O primeiro passo, segundo o educador financeiro, Thiago Martello, é rever as estratégias traçadas para atingir as metas financeiras e mudar o que não funciona. Como exemplo, ele cita alguém que quer formar uma reserva de emergência.

“Nesse caso, normalmente o brasileiro paga as contas e, se sobrar, ele guarda. Isso não dá certo porque o dinheiro não foi feito para sobrar, mas para gastar. Tem que inverter a lógica para conseguir cumprir a meta. Ou seja, quando o pagamento chega, já tiro antes o que vou guardar. Mesmo que seja um valor pequeno”, aconselha.

Além disso, para uma meta financeira ser realizada, é preciso que ela seja simples, especialmente para quem está começando a criar objetivos nesse sentido. “Se a pessoa estipular uma meta inatingível, difícil de alcançar, ela vai se frustrar. E o que poderia ser legal acaba sendo ruim”, explica.

Assim, o especialista recomenda estabelecer metas possíveis de serem realizadas. “Se eu quero guardar 5 mil reais até o fim do ano, por exemplo, posso dividir em metas menores, por trimestre, mês ou semana. Dessa forma, fica mais fácil. Além disso,  a sensação de estar conseguindo atingir algo ajuda a pessoa a querer continuar no processo”, afirma.

Mude seus hábitos financeiros

Outra dica do educador é buscar conhecer mais a si mesma para identificar situações que te levam a gastar por impulso. Para isso, ele recomenda fazer uma autoanálise de suas atitudes no ano anterior para identificar hábitos que atrapalham sua vida financeira e alterá-los.

“Em uma dessas imersões, a pessoa pode conseguir encontrar coisas do gênero: ‘Eu, quando brigo com meu marido, vou ao shopping e gasto’. E passar a fazer diferente, trabalhando um novo hábito, um novo padrão. Que tal mudar para: ‘Briguei com meu marido, mas agora, em vez de ir ao shopping, vou para a academia?’”, sugere.

Martello ainda ressalta que é impossível desassociar a questão psicológica da financeira. “Uma coisa está ligada à outra. A pessoa precisa entender qual é a válvula de escape dela e criar um novo padrão neural, um novo hábito positivo para que, dessa vez, os objetivos realmente comecem a dar certo”, conclui.

E aí, curtiu as dicas? Confira essas e outras informações no vídeo abaixo!

Fonte: Thiago Martello, educador financeiro e fundador da Martello EF.

Mais notícias como essa

Comportamento

No período conhecido como puerpério, uma mãe pode precisar de ajudas da sua rede de apoio de diversas formas diferentes

Beleza

Dermatologista orienta sobre cuidados para proteger a pele no Rock in Rio, que devem ser ainda maiores nesse ano com o clima instável

Beleza

Conheça as melhores práticas para os cuidados com o cabelo na primavera e deixe seus fios fortes, hidratados e protegidos

Casa & Decor

Medidas como planejar tudo desde o começo e pensar cada custo são muito importantes para não ter problemas com o orçamento