Quando alguém sente peso e cansaço nas pernas, formigamento e outras sensações estranhas na área, rapidamente já pensa na má circulação. E, segundo o Dr. Eduardo Toledo de Aguiar, que é cirurgião vascular e angiologista, estes sintomas podem ser realmente sinais de algum problema nesse sentido.
A circulação sanguínea passa por todo o corpo e envolve principalmente o coração, as artérias, os capilares e as veias. Ou seja, uma doença ligada à má circulação nas pernas pode ter a ver com qualquer uma das partes do organismo. A falta de movimento das pernas por conta de lesões musculares também pode ser culpada.
Os mais comuns, todavia, são os problemas nas veias e artérias. A seguir, conheça melhor alguns deles e entenda como você pode evitá-los e tratá-los:
Sintomas das principais doenças da circulação nas pernas
Dr. Eduardo, que é diretor da Spaço Vascular, explica que a maioria das principais doenças de má circulação nas pernas têm uma característica hereditária. Portanto, em caso de histórico familiar, você tem maior risco de apresentá-las.
Além disso, elas aparecem na vida adulta. Entre os problemas, o mais frequente é a doença venosa crônica. Suas manifestações mais comuns são:
- Surgimento de varizes
- Inchaço nas pernas
- Sensação de cansaço constante
- Sensação de formigamento nas pernas
- Manchas marrons na pele das pernas
- Pés e tornozelos com inchaços
- Sensação de peso nas pernas
De acordo com o especialista, as varizes são mais frequentes em mulheres, especialmente quando obesas e de vida sedentária.
Outra doença comum e que afeta as artérias é a aterosclerose. Ela é caracterizada por placas de gordura que se formam nas suas paredes e provocam sua obstrução, impedindo a passagem do sangue.
Os sintomas, quando ocorre nas artérias das pernas, são:
- Dor ao andar
- Os pés frios e pálidos
- Feridas nas pontas dos dedos dos pés ou nos pés e nas canelas (em geral do lado de fora) muito dolorosas
A aterosclerose é a doença desse tipo mais comum nos homens e os fatores de risco são o aumento do colesterol, diabetes e hipertensão. Outro fator importante é o hábito de fumar.
Quem tem o problema tem maior risco de enfarte e de acidente vascular cerebral (AVC) por obstrução das artérias que irrigam o coração e o cérebro.
Como evitar e tratar a má circulação nas pernas
Algumas práticas e hábitos saudáveis, como mudanças na alimentação e a prática de exercícios físicos, podem ser benéficos para evitar e tratar a má circulação nas pernas. Veja alguns deles recomendados pelo Dr. Eduardo:
- Praticar exercícios físicos
- Ter uma alimentação balanceada
- Evitar ficar em pé ou sentado durante muito tempo
- Evitar o consumo de cigarro
- Utilizar meias de compressão
- Evitar o uso de roupas apertadas em excesso
- Caso os sintomas persistam, é essencial procurar um médico especializado