Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Exercícios físicos: veja os cuidados para começar em 2024
A prática de exercícios físicos deve ser avaliada por especialistas - Foto: Shutterstock

Saúde

Exercícios físicos: veja os cuidados para começar em 2024

Ortopedista explica os principais cuidados para prevenir lesões e outros problemas durante a prática de exercícios físicos

Final do ano é o momento em que muitas pessoas fazem promessas para o Ano Novo, como começar a praticar um exercício físico. Mas para conseguir realizar esse desejo é necessário adotar alguns cuidados com a saúde, viu?

O médico ortopedista Cleber Furlan, membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), explica que antes de iniciar qualquer exercício, é importante buscar a ajuda de um profissional para analisar a sua condição física. 

De acordo com ele, é preciso considerar fatores como condições musculares, ósseas, respiratórias e cardíacas. Tudo isso é importante para prevenir problemas e garantir a segurança do paciente durante a prática de atividade física. 

“Do ponto de vista ortopédico, a gente avalia se o paciente já tem alguma lesão, se tem algum fator de trabalho ou sedentarismo que levou a uma lesão na coluna, a uma tendinite, e então direciona à atividade física”, explica ele. 

Prevenção de lesões

Para evitar lesões, o especialista recomenda a prática de exercícios físicos de baixo impacto, como os realizados dentro d’água. Segundo ele, a caminhada também pode ser indicada, mas apenas depois de uma avaliação cardiológica. 

Já aqueles que planejam iniciar na academia, devem ficar atentos aos excessos nos exercícios de musculação. O médico explica que sem o devido monitoramento podem resultar em problemas decorrentes de movimentos errados ou impróprios para o corpo. 

Nessas situações, é muito comum ocorrer a sobrecarga de uma região óssea que, por um excesso de peso ou por pisar errado, acaba pressionando e aumentando o estresse nessas articulações, levando à fadiga e consequente fratura. 

“Ninguém pode, do dia para a noite, correr uma maratona. Às vezes, é uma maratona para o corpo, que está há muito tempo sem se exercitar, até mesmo uma atividade pequena, de baixo impacto”, alerta o especialista.

Portanto, o ideal é sempre contar com a orientação de um educador físico aliado a um acompanhamento médico. Isso é fundamental para possibilitar um exercício mais adequado, de acordo com as suas limitações e necessidades.

Mais notícias como essa

Comportamento

No período conhecido como puerpério, uma mãe pode precisar de ajudas da sua rede de apoio de diversas formas diferentes

Beleza

Dermatologista orienta sobre cuidados para proteger a pele no Rock in Rio, que devem ser ainda maiores nesse ano com o clima instável

Beleza

Conheça as melhores práticas para os cuidados com o cabelo na primavera e deixe seus fios fortes, hidratados e protegidos

Casa & Decor

Medidas como planejar tudo desde o começo e pensar cada custo são muito importantes para não ter problemas com o orçamento