Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral

Saúde

Endometriose: cuidados com a alimentação nas festas de fim de ano

A dieta desempenha um papel importante no controle da endometriose, ajudando a reduzir o desconforto causado pela doença

A endometriose atinge 10% da população feminina em todo o mundo, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS). A doença provoca o crescimento do tecido ao redor do útero, causando dor crônica, inflamação e, em até 50% dos casos, a infertilidade. E por ser um quadro relacionado a um desequilíbrio hormonal, a alimentação tem papel importante no seu controle, como explica o ginecologista Patrick Bellelis.

“Evidências científicas comprovam que os alimentos ingeridos e o estilo de vida podem influenciar em uma série de aspectos, inclusive no metabolismo das prostaglandinas. Elas atuam nos processos inflamatórios do corpo, no ciclo menstrual e na atividade do estrogênio. Assim, uma dieta deficitária e o sedentarismo podem impactar na endometriose”, aponta.

Fuja desses alimentos!

Alimentos ricos em vitamina B e ômega 3 são ideais para reduzir os sintomas e as dores causadas pela doença, conforme estudos. Por outro lado, o álcoola carne vermelha e as gorduras trans — que sempre marcam presença nas festas de fim de ano — amplificam o inchaço pélvico e a dor crônica.

Por isso, recomenda-se às mulheres com endometriose manter uma alimentação balanceada e sem glúten, com ingestão de alimentos ricos em antioxidantes e propriedades anti-inflamatórias e com efeitos positivos no metabolismo de estrogênios e hormônios.

“Sementes de girassol, nozes e linhaça, legumes como brócolis ou couve-flor, frutas como abacate, limão e mirtilos, e óleos de oliva e prímula são alguns deles. Esses alimentos estão presentes na dieta mediterrânea, que é um bom modelo a ser seguido”, recomenda a nutricionista Julia Beux.

Além de se alimentar com os alimentos corretos, também é necessário cortar — ou a menos reduzir — o consumo de alimentos que agravam o quadro de endometriose. Além das carnes vermelhas, gorduras trans e do álcool, é importante evitar também alimentos ultraprocessados, ricos em açúcares refinados, laticínios e cafeína.

Outra dica é consumir alimentos ricos em fibras, pois auxiliam no funcionamento do intestino, prevenindo outros problemas que possam agravar o desconforto provocado pela doença.

Fonte: Patrick Bellelis, ginecologista e colaborador do setor de endometriose do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo; Julia Beux, nutricionista na clínica Bellelis.

Mais notícias como essa

Beleza

A pele madura requer cuidados diferenciados para continuar saudável e bonita; saiba quais são eles e comece hoje mesmo

Beleza

Com ação antioxidante, a aplicação da vitamina C é uma etapa importante do skincare, mas precisa ser escolhida com atenção, viu? Saiba mais

Beleza

Se você ainda está em dúvida se deve ou não comprar uma escova secadora, confira as explicações de um especialista em cabelos

Saúde

Saiba alguns motivos para apostar na quiropraxia e entenda os principais benefícios dessa prática que envolve a manipulação das articulações