Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Aprenda a higienizar o seu celular sem danificá-lo e proteja-se da contaminação de microorganismos nocivos à saúde
Limpar o celular ajuda a evitar a disseminação de doenças - Foto: Shutterstock

Casa & Decor

Seu celular está limpo? Veja dicas para higienizá-lo corretamente

Aprenda a higienizar o seu celular sem danificá-lo e proteja-se da contaminação de microorganismos nocivos à saúde

Você leva seu celular ao banheiro? Coloca sobre a mesa do restaurante? Encosta na tela logo depois de usar o transporte público? Pois é… O smartphone pode até ser seu companheiro inseparável, mas também é um dos maiores vilões quando o assunto é contaminação por microrganismos responsáveis por diversas doenças.

Segundo Heitor Mazziero, da Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional (ABRALIMP), os celulares são grandes vetores de sujidades e microrganismos, já que estão em contato constante com as nossas mãos e superfícies diversas, e que muitas vezes estão longe de estarem limpas. 

“Temos o hábito de deixá-los em bancadas, bancos de carro, móveis e até no banheiro, ambientes com diferentes níveis de contaminação”, alerta o coordenador de marketing do Grupo Bralimpia e Renko.

A boa notícia é que dá para higienizar o aparelho de forma eficaz e segura, sem riscos para as partes plásticas ou a tela sensível. A seguir, o especialista listou dicas práticas para higienizar um dos objetos mais contaminados do dia a dia. Confira:

Nada de álcool em gel ou produtos clorados

Apesar de muito utilizados no dia a dia, eles podem oxidar a tela do celular e danificar componentes do aparelho.

Prefira álcool isopropílico 70% ou detergente neutro.

Esses produtos limpam sem agredir as superfícies e ajudam a reduzir a carga microbiana. 

Use um pano de microfibra

Aplique o produto no pano – nunca diretamente no celular – e passe com movimentos suaves e unidirecionais, de cima para baixo. Não faça movimentos circulares para evitar espalhar sujeira.

Lembre-se da dupla limpeza e desinfecção

Se possível, faça a limpeza para retirar sujeiras visíveis e, só depois, utilize o produto desinfetante. Isso evita a formação de biofilmes, uma película microscópica que dificulta a ação dos desinfetantes. 

Lave sempre as mãos

Não adianta higienizar o celular uma vez por semana se você utiliza-o depois de tocar em áreas de muito contato, como corrimões e maçanetas. O ideal é lavar as mãos ou passar álcool gel antes e depois de usar o celular.

Mais notícias como essa

Beleza

A pele madura requer cuidados diferenciados para continuar saudável e bonita; saiba quais são eles e comece hoje mesmo

Beleza

Com ação antioxidante, a aplicação da vitamina C é uma etapa importante do skincare, mas precisa ser escolhida com atenção, viu? Saiba mais

Beleza

Se você ainda está em dúvida se deve ou não comprar uma escova secadora, confira as explicações de um especialista em cabelos

Saúde

Saiba alguns motivos para apostar na quiropraxia e entenda os principais benefícios dessa prática que envolve a manipulação das articulações