Para o brasileiro, poucas combinações são tão afetivas e representam tão bem a cultura nacional quanto o arroz com feijão. Presente no prato de milhões de pessoas todos os dias, o feijão é um alimento democrático e versátil. Por isso, o grão pode ser protagonista de preparos diversos e nutritivos.
Rico em fibras, proteínas e com baixo índice glicêmico, ele contribui para uma digestão mais eficiente, prolonga a saciedade e auxilia no controle do colesterol e do apetite, sendo um importante parceiro de quem busca uma alimentação equilibrada.
Atualmente, estima-se que exista mais de 40 mil variedades de feijão catalogadas no mundo. Pensando nisso, as marcas Meu Biju e Tio João, da Josapar, reuniram os tipos mais consumidos no Brasil e algumas dicas de como aproveitá-los ao máximo na cozinha. Confira!
Carioca
Mais popular entre os brasileiros, o feijão carioca tem grãos arredondados e coloração bege com listras marrons. Cozinha rápido, rende um caldo saboroso e acompanha muito bem o arroz branco no dia a dia. Também combina com carnes grelhadas, frango ensopado e até peixe. Além disso, é fonte de cobre, molibdênio e fitonutrientes que auxiliam na prevenção de doenças e melhora o trânsito intestinal.
Preto
Queridinho do Sudeste e Sul, o feijão preto brilha na tradicional feijoada e vai bem também em pratos como o chilli mexicano ou acompanhando arroz soltinho com farofa. Possui sabor marcante, alto teor de ferro, magnésio, ácido fólico e ainda pequenas quantidades de ômega 3, que ajuda a cuidar do coração, por exemplo.
Branco
Com grãos alongados e sabor mais suave, o feijão branco é ideal para receitas leves e nutritivas, como sopas, saladas e o cassoulet. Rico em antioxidantes e faseolamina, substância que auxilia em dietas de controle de peso, também é fonte de minerais como zinco, cálcio, magnésio e ferro. Assim, seu consumo fortalece a imunidade e ajuda a retardar o envelhecimento celular.
Vermelho
De grãos maiores e cor intensa, o feijão vermelho se destaca em saladas frias e pratos com carnes vermelhas. Fonte de vitamina K, protege o sistema nervoso e ajuda a combater os radicais livres. Além disso, possui alto teor de fibras, contribuindo para a saciedade e a prevenção de enxaquecas e cálculos renais.
