Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Especialista sugere combinações clássicas de vinhos e queijos para aproveitar durante a estação mais fria do ano
Vinhos e queijos podem ser harmonizados para diferentes ocasiões - Foto: Shutterstock

Receitas

Queijos e vinhos no inverno: confira 5 harmonizações para saborear

Especialista sugere combinações clássicas de vinhos e queijos para aproveitar durante a estação mais fria do ano

No inverno, alimentos quentes e cremosos, que ajudam a aquecer o corpo e trazer conforto, ganham mais espaço no cardápio. Entre os pratos que mais aparece nessa época do ano está uma clássica combinação: queijos e vinhos.

Raphael Zanette, especialista em vinhos e fundador do Vino!, maior rede de bares de vinhos do país, explica que “queijos e vinhos caminham juntos porque os sabores se complementam. Destaca texturas e aromas, e cria experiências gastronômicas inesquecíveis, principalmente no inverno”.

Embora ambos combinem super bem, isso não significa que qualquer vinho seja perfeito para qualquer queijo. Para evitar erros na hora da combinação, o especialista preparou uma seleção de harmonizações perfeitas para tornar a degustação mais especial. Confira: 

Burrata fresca com vinhos brancos leves

A leveza e a cremosidade da burrata pedem vinhos brancos como Chardonnay ou Pinot Grigio. Eles trazem acidez equilibrada para limpar o paladar e realçar os sabores do queijo e do pesto.

Burrata gratinada com rosés estruturados

Na Burrata Gratinada, a cremosidade e riqueza de sabor harmonizam bem com vinhos rosés de Provence ou rosés Alentejanos. Eles trazem corpo médio, frescor e notas frutadas, equilibrando a intensidade do prato.

Brie com mel e espumantes brut

Para harmonizar com o Brie, aposte em Chardonnay amadeirados, que trazem notas de baunilha e tostado, ideal para harmonizar com acompanhamentos como mel e nozes. Outra opção são os espumantes Champenoise Brut, que cortam a gordura do queijo, mantendo o paladar limpo e fresco.

Frios variados com tintos leves e rosés

Para harmonizar tabua de frios, com opções nacionais e importadas, opte por vinhos rosés, além de tintos como Merlot ou Syrah, pois destacam as notas de frutas vermelhas que combinam com embutidos e a cremosidade dos queijos, sem sobrecarregar o paladar.

Seleção de queijos com vinhos brancos aromáticos ou tintos delicados

Vai aproveitar uma seleção de queijos variados? Então aposte em vinhos brancos, como o Sauvignon Blanc, conhecido pela sua acidez e notas herbais, ou em tintos, como o Pinot Noir, que com seu aromas de frutas vermelhas e boa acidez, mantém a leveza necessária para destacar a variedade dos queijos.

Mais notícias como essa

Beleza

A pele madura requer cuidados diferenciados para continuar saudável e bonita; saiba quais são eles e comece hoje mesmo

Beleza

Com ação antioxidante, a aplicação da vitamina C é uma etapa importante do skincare, mas precisa ser escolhida com atenção, viu? Saiba mais

Beleza

Se você ainda está em dúvida se deve ou não comprar uma escova secadora, confira as explicações de um especialista em cabelos

Saúde

Saiba alguns motivos para apostar na quiropraxia e entenda os principais benefícios dessa prática que envolve a manipulação das articulações