O comportamento dos pets com seus tutores e outros humanos ou animais tem muito a ver com a forma que ele é ensinado desde pequeno. Por isso mesmo, André Faim, que é empresário e cofundador da Lobbo Hotels e da plataforma Trabalhe pra Cachorro, defende que os animais devem ser educados desde os primeiros meses de vida nesse sentido.
“O comportamento de um pet bem-educado é fruto de uma construção. Ensinar desde cedo como interagir com pessoas, com outros animais e até com barulhos e movimentos urbanos torna a vida do animal mais tranquila, além de evitar acidentes e estresse para os tutores”, explica. Assim, os ensinamentos ajudam até mesmo a melhorar o bem-estar dos animais.
A recomendação para que a socialização comece nos primeiros meses de vida não é recente e já é amplamente reconhecida por entidades internacionais. A American Veterinary Society of Animal Behavior (AVSAB), por exemplo, orienta que o período entre a terceira e a décima segunda semana de vida é fundamental para que cães sejam expostos, de forma positiva, a diferentes estímulos para aprender a lidar com eles.
Entre as práticas que os pets devem aprender está comandos como “sentar” e “esperar”, o hábito de não pular nas pessoas e um treinamento para lidar melhor com sons altos e movimentação. “É comum recebermos animais com dificuldades para ficar sozinhos, interagir com outros cães ou até mesmo caminhar na coleira. Esses desafios podem ser menores com um processo de educação precoce”, diz o especialista.
A seguir, André dá 5 dicas para melhorar o comportamento dos pets desde pequenos:
Defina limites desde cedo (e mantenha a consistência)
Ensine seu cão quais espaços ele pode ou não frequentar. Use comandos simples como “não” ou “para fora” e reforce com recompensas quando ele respeitar os limites. Portões internos ou barreiras podem ajudar nesse processo.
Ensine comandos básicos de convivência
Os animais, especialmente cães grandes, devem saber como sentar, deitar, esperar, e vir quando chamados. Assim, adestre-os desde cedo para que se controlem em situações sociais.
Reforce comportamentos positivos com recompensas
Ao socializar seu cão com familiares e visitas, premie atitudes calmas e respeitosas. Isso ajuda o animal a entender que a tranquilidade gera benefícios — como carinho, petiscos ou brinquedos.
Estimule o contato gradual com diferentes pessoas e estímulos
Por mais que seja interessante começar a expor o animal a estímulos para melhorar o comportamento dos pets no futuro, isso não deve ocorrer de uma vez só. Comece sempre com encontros breves envolvendo poucas pessoas. Além disso, deixe o cão se aproximar no seu tempo e respeite os sinais de desconforto.
Gaste energia antes de socializar
Por fim, cães grandes com energia acumulada podem reagir de forma exagerada. Antes de um momento social, como uma visita em casa, faça uma caminhada ou brincadeira mais intensa para que ele esteja mais tranquilo e receptivo.
