Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Você sabia que cães e gatos podem comer ovo?
Você sabia que cães e gatos podem comer ovo? - Shutterstock

Pets

Cães e gatos podem comer ovo? Entenda cuidados necessários

Muitos não sabem que cães e gatos podem comer ovos e o alimento, inclusive, traz diversos benefícios para os animais

Muita gente não sabe, mas os cães e gatos podem comer ovo! Isso mesmo – esse alimento versátil e rico em proteínas e nutrientes não é bom apenas para os seres humanos. Os pets também podem aproveitar essa delícia como uma alternativa deliciosa e saudável aos tradicionais snacks para animais de estimação.

Segundo a zootecnista Tabatha S. R. Lacerda, do Instituto Ovos Brasil (IOB), o ovo é rico em proteínas, vitaminas e minerais essenciais para a saúde dos pets. “Incorporar ovo na dieta pode não apenas melhorar a disponibilidade de nutrientes, mas também oferecer um complemento saudável e muito divertido, pois os pets amam o ovo como petisco”, explica a especialista.

Agora que você já sabe que cães e gatos podem comer ovo, entenda quais os benefícios desse alimento para eles e quais os cuidados necessários para que ele possa ser comido com segurança:

Benefícios do ovo para os pets

O ovo é um superalimento completo, carregado com vitaminas, minerais e antioxidantes essenciais. Sua alta concentração de proteínas de alto valor biológico promove excelente digestibilidade, garantindo que seu pet aproveite ao máximo cada refeição.

Além disso, para filhotes e cães em crescimento, as proteínas são fundamentais para o desenvolvimento saudável dos tecidos corporais e fortalecimento do sistema imunológico.

Adicionar ovo à dieta do seu pet ainda pode ser uma forma eficaz de diversificar a alimentação e estimular o apetite, especialmente em casos de falta de interesse pela ração. Misturar ovo cozido na ração não só melhora o sabor, mas também aumenta o aporte proteico, beneficiando o processo digestivo e fortalecendo a barreira imunológica natural do animal.

Como oferecer ovo aos pets com segurança?

Para garantir a segurança, cozinhe os ovos antes de oferecê-los ao seu pet. Embora seja possível oferecer ovo cru, isso deve ser feito apenas sob orientação veterinária, até porque pode contar com a bactéria Salmonella.

Lembre-se de não adicionar sal ou temperos, que podem ser prejudiciais aos animais. Além disso, as cascas de ovo, quando secas e trituradas, são uma excelente fonte de cálcio, especialmente útil para cães que não consomem ossos.

Vale lembrar que cada pet possui necessidades nutricionais específicas, dependendo de fatores como tamanho, raça e nível de atividade. Portanto, é fundamental consultar o médico veterinário para ajustar a dieta e garantir que seu pet receba todos os nutrientes necessários.

Mais notícias como essa

Pets

Cuidados com os animais são essenciais para evitar problemas de saúde causados pelo calor intenso

Estilo de Vida

Especialista em esoterismo explica quem é quem na família ou no grupo de amigos na noite de Natal de acordo com os signos

Comportamento

Advogada fala sobre medidas de proteção patrimonial para resguardar o seu dinheiro no processo de divórcio

Estilo de Vida

Especialista explica como a técnica da bambuterapia, massagem que usa bambus de diferentes tamanhos, pode trazer benefícios incríveis