O animal print foi uma febre nas décadas passadas, especialmente nos anos 80 e 2000. Esse tipo de estampa de animais trouxe muita modernidade aos looks da época e está voltando com tudo agora, sempre com novas interpretações.
“Esse retorno se deve à sua versatilidade e capacidade de se adaptar a diferentes estilos,” afirma Rogério Zorzetto, CEO da Prioridade 10, uma rede de varejo especialista em vestuário.
Ele observa que as novas coleções foram desenvolvidas para recontextualizar essa estampa, oferecendo combinações que se encaixam perfeitamente no dia a dia e em eventos mais formais. “O animal print agora é visto como uma base, permitindo combinações mais ousadas com peças básicas,” completa Zorzetto, enfatizando a flexibilidade da tendência.
O mais importante, para criar looks interessantes com o animal print, é saber como combinar suas peças entre si ou com outros estilos, cores ou mesmo acessórios. Confira dicas do especialista nesse sentido a seguir:
Combinar com cores neutras
Uma forma tradicional de incorporar o animal print é combiná-lo com cores neutras. Essas tonalidades ajudam a equilibrar o visual, tornando o look mais sóbrio e elegante. “Cores neutras servem como uma moldura perfeita para a estampa, destacando-a sem competir com ela,” observa Zorzetto.
Por exemplo, uma blusa de onça pode ser usada com uma calça preta ou uma saia branca, criando uma base clássica que valoriza a estampa. A escolha de acessórios também deve seguir essa linha, optando por peças discretas.
Usar acessórios
Como mencionado na dica anterior, o segredo é não exagerar nos acessórios e no resto da roupa para não exagerar com o animal print. Por isso, inclua, bolsas, sapatos e cintos mais básicos.
Misturar estampas
De acordo com o especialista, a mistura de estampas é interessante, mas sempre deve aparecer com cautela para não ficar exagerado demais. “Combinar uma blusa de cobra com uma saia listrada, por exemplo, se traduz em um visual ousado. A chave está em equilibrar as cores e padrões para criar um efeito harmônico”, explica.
Usar em camadas
Por fim, outra estratégia válida é o uso do animal print em camadas. Uma jaqueta ou um cardigã estampado pode ir com uma peça básica por baixo, como uma camiseta lisa ou uma blusa neutra. Essa técnica permite que a estampa se destaque sem dominar todo o visual, tornando o resultado mais equilibrado e elegante.