Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Relatório do GetNinjas mostra que mais de 70% das buscas por profissionais focados em saúde mental são feitas por mulheres
Mulheres estão mais preocupadas com os cuidados com a saúde mental - Foto: Shutterstock

Comportamento

Mulheres são quem mais procuram por psicólogos, revela pesquisa

Relatório do GetNinjas mostra que mais de 70% das buscas por profissionais focados em saúde mental são feitas por mulheres

A saúde mental tem sido uma preocupação cada vez maior nos últimos anos. O aumento no número de pessoas diagnosticadas com depressão e ansiedade no mundo tem chamado atenção para esse assunto, impulsionando a busca por terapia e serviços de apoio psicológico, principalmente entre as mulheres. 

Uma pesquisa realizada pelo GetNinjas, maior marketplace de serviços da América Latina, a procura por psicólogos e psicanalistas por mulheres em outubro foi significativamente maior do que por homens. Segundo dados da plataforma, 74,92% do público que buscou por psicólogos eram mulheres, enquanto 76,65% das solicitações por psicanalistas também vieram de pessoas do gênero feminino.

A predominância feminina na demanda por profissionais de saúde mental tem se mantido alta desde 2022. Naquele ano, 73% das buscas por psicanalistas foram realizadas por mulheres, crescendo 5% até atingir 78% em outubro de 2023. Já na procura por psicólogos, o cenário foi de estabilidade com uma leve queda: de 75,6% em 2022 para 74,7% em 2023.

Busca pelo autocuidado 

Para a psicóloga clínica Marina Bueno, profissional cadastrada no GetNinjas, esse cenário revela uma mudança de paradigma relacionada à saúde mental. “Mulheres, especialmente, parecem estar adotando essa abordagem de forma mais proativa. Talvez em resposta ao aumento de discussões públicas sobre a importância da saúde mental e à crescente aceitação social da terapia como prática normalizada”, avalia.

De acordo com a profissional, manter a saúde mental em dia envolve uma busca constante pela qualidade de vida por meio do autocuidado. “O cuidado com a saúde vai além de exames médicos regulares. O autocuidado, incluindo a terapia, momentos de descanso, hobbies e priorização do bem-estar, é essencial para lidar com as demandas da vida moderna e alcançar equilíbrio emocional”, finaliza Marina.

Mais notícias como essa

Moda

Quer renovar suas roupas sem gastar? Esses cinco truques simples vão te ajudar a ter peças novas de um jeito super fácil!

Beleza

Infectologista alerta para infecções graves que podem ser transmitidas durante procedimentos estéticos em salões de beleza

Receitas

Veja quais doces podem estimular as capacidades cognitivas do cérebro para melhorar a capacidade de raciocínio

Saúde

Controlar o estresse é extremamente importante para evitar e até tratar alguns tipos de dor crônica, como a cefaleia tensional