Para algumas pessoas, o Carnaval é a oportunidade perfeita para viajar e aproveitar os dias de descanso. No entanto, é preciso estar preparado (a) para imprevistos durante o passeio. Montar uma mala funcional pode ajudar a curtir a viagem sem enfrentar perrengues.
Para quem planeja viajar no Carnaval, a especialista em moda Mari Araujo, CEO da Fit and Cool, empresa especializada em consultoria de imagem e estilo, ensina como montar uma mala funcional e eficiente que permite transformar poucas peças em diversos looks.
Antes de escolher as peças, pense no roteiro
De acordo com Mari, o clássico dilema de sentir que nada funciona na hora de se vestir começa bem antes das escolhas das peças. O ponto-chave está no planejamento que antecede a escolha dos looks. “É fundamental saber qual será a programação da viagem e o clima do destino, para depois pensar em peças versáteis que se transformam ao longo do dia”, destaca.
A CEO também aponta que um dos erros mais comuns está em querer levar uma produção completamente diferente para cada dia de folia. O segredo é apostar em peças curingas, feitas de tecidos leves e respiráveis, que permitem múltiplas combinações sem abrir mão do conforto — um fator que nunca deve ser negligenciado, especialmente quando as temperaturas ultrapassam os 40°C nessa época do ano.
O que não pode faltar na mala funcional
Para uma mala enxuta e funcional, o segredo está em investir em um mix & match inteligente, com peças que transitam entre diferentes momentos do dia. O que funciona no bloquinho pode ganhar uma nova proposta para um jantar, apenas ajustando a composição com elementos mais neutros. Pensando nisso, Mari compartilha suas principais apostas para peças versáteis que fazem a diferença na bagagem:
1. Camisa branca de algodão
A camisa branca de algodão é uma peça versátil que não pode faltar na sua mala funcional, pois ela serve para diferentes ocasiões. De dia, com biquíni e short, ela pode criar um visual praiano, enquanto de noite, pode servir para visuais casuais.
2. Maiô estiloso
O maiô é uma peça essencial para curtir uma praia ou piscina, mas também fica perfeito como body para usar nos bloquinhos.
3. Shorts em tecidos de fibras naturais
Peças de linho e algodão são a escolha ideal para o calor, por isso não podem faltar na sua mala funcional. A dica é apostar em modelos de cintura alta para equilibrar a silhueta.
4. Saída de praia e pareôs
Perfeitos para compor looks praianos, a saída de praia e pareôs também podem ajudar a compor looks versáteis com uma camisa, por exemplo. Essa combinação é ideal para eventos noturnos.
5. Peça única
Vestidos são grandes must-haves no verão. Por isso, são peças ideais para levar na mala funcional e transitar entre diferentes ocasiões com praticidade e estilo.
6. Acessórios estratégicos
Pochetes e bolsas transversais são essenciais para carregar dinheiro e itens importantes. Além disso, chapéus, bonés e óculos de sol são ótimos aliados para se proteger do sol sem perder o estilo.
6. Kimono
Além de trazer um charme extra ao look, os kimonos permitem diversas combinações e ainda ajudam na proteção solar. Sendo assim, eles também não podem ficar de fora da sua mala funcional.
Seguindo essas dicas, a especialista garante: “o resultado é um visual incrível, assertivo, confortável, funcional e prontíssimo para acompanhar qualquer programação — da praia ao bloquinho, da festa ao descanso”, conclui Mari Araujo.
