Faleceu ao fim da noite de domingo (15) o cantor Cauby Peixoto, aos 85 anos. Segundo o G1, ele estava internado com pneumonia desde o dia 09 de maio, em um hospital particular na Zona Sul de São Paulo.
Biografia de Cauby Peixoto
Cauby nasceu em 10 de fevereiro de 1931 na cidade de Niterói/RJ. No começo dos anos 50, começou a carreira como calouro em programas de rádio como a “A Hora dos Comerciários”. Trabalhou em diversas boates do Rio de Janeiro e São Paulo como cantor fixo. Seu primeiro disco foi em 1951 e em 1953 vieram outros dois. A voz de Cauby chamou atenção das gravadoras.
Cauby Peixoto…eterno! pic.twitter.com/VlJW2EpcyM
— Carlos Latuff (@LatuffCartoons) 16 de maio de 2016
O cantor entrou para o cast da Rádio Nacional e virou um verdadeiro fenômeno. Seu empresário Di Veras ajudou em muitas estratégias de marketing e o cantor alcançou rapidamente a fama, chegando a ser perseguido por fãs. Em 1955, o crítico Silvio Túlio Cardoso, do jornal O Globo, lhe deu o título de melhor cantor do ano. Ainda nos anos 50, viajou aos Estados Unidos para tentar carreira internacional, o que acabou não se concretizando.
Ao lado de sua grande amiga, Ângela Maria, Cauby gravou dois discos no século passado. O primeiro, “Ângela e Cauby“, foi lançado em 1982. Dez anos depois, veio o “Ângela e Cauby ao vivo“. Em 1993, os dois receberam uma homenagem no Prêmio Sharp, para os melhores da MPB. Em 2002, a dupla se apresentou no Teatro Rival BR em temporada que durou duas semanas. O terceiro disco de Cauby e Ângela veio em 2013, intitulado “Reencontro“. Atualmente, os dois estavam em turnê pelo Brasil, comemorando 60 anos de carreira. No dia 3 de maio, os dois fizeram uma apresentação no Theatro Municipal do Rio de Janeiro.
Cauby foi um dos grandes nomes da Música Popular Brasileira, sendo inspirado por grandes vozes do jazz e do rock, sendo referência para Chico Buarque, Caetano Veloso, Roberto Carlos e outros nomes da Jovem Guarda. Seu último disco foi lançado em 2015 e foi uma homenagem ao ritmo Bossa Nova (“A Bossa de Cauby Peixoto“).
Canções marcantes
Relembre alguma das mais marcantes canções gravadas na voz de Cauby Peixoto:
As três lágrimas, Conceição, De volta pro Aconchego
Bastidores
Brigas
Luiza
Sangrando
Granada
Il Mondo
Memory
Falando de Amor
Cauby! Cauby!
Onde ela mora
Ninguém é de Ninguém
Repercussão entre os famosos
Confira o que os amigos de Cauby e personalidades disseram nas redes sociais ao receber a notícia do falecimento do cantor:
Nelson Hoineff, diretor do documentário “Cauby – Começaria Tudo Outra Vez”:
Patrícia Pillar:
Maria Rita:
arrasada com essa notícia… não ta facil não hein… #emierriesuaturma #caubypeixoto
Uma foto publicada por Maria Rita (@mariaritaoficial) em
Daniela Mercury:
Um vídeo publicado por @danielamercury em
Ed Motta:
Descanse em paz grande Cauby Peixoto. Eu vi um show dele que nunca me esqueço, talento incrível.
— Ed Motta (@EdMotta) 16 de maio de 2016
Rafael Cortez:
SAIBA MAIS
Morre aos 85 anos o cantor Cauby Peixoto
7 dúvidas sobre pneumonia