Queridinho da cozinha italiana, o tomate é um alimento versátil não só nos pratos culinários, mas também nos benefícios e nutrientes que oferece. Seu alto poder antioxidante se deve, principalmente, ao licopeno, carotenoide responsável pela cor avermelhada do fruto e de outros alimentos, como melancia, goiaba, pimentão e beterraba. Leia mais!
O que é o licopeno
É o antioxidante mais potente dentre os carotenoides, tendo grande eficiência no combate à oxidação do colesterol LDL, que causa aglomeração de placas de gordura nas artérias, dificultando o fluxo sanguíneo, aumentando a pressão e podendo causar infarto.
Além disso, inibe uma enzima que participa da síntese do colesterol, reduzindo suas taxas. Ainda previne diversos tipos de tumores, como o de esôfago, boca, faringe e, principalmente o de próstata. Como o licopeno inibe a formação e a mutação das células cancerígenas, há estudos que afirmam que o tomate pode ser utilizado também para o controle de um câncer já existente. “O licopeno também previne o envelhecimento precoce, além de ser essencial para o bom funcionamento do sistema imunológico”, explica a médica ortomolecular e nutróloga Tamara Mazaracki.
Dicas de consumo do tomate
Ao contrário de muitos alimentos que perdem seus nutrientes quando expostos a altas temperaturas, o tomate, na realidade, tem seus benefícios potencializados. “Molho de tomate e tomates cozidos são mais protetores, pois o calor libera o licopeno e outros nutrientes”, afirma a nutricionista Greice Caroline Baggio, que ainda dá a dica de adicionar um fio de azeite no preparo dos molhos. “Por ser solúvel em gorduras, o licopeno é melhor absorvido com o azeite”, explica.
Ação em conjunto
De acordo com informações da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), pesquisas mostraram que o licopeno pode agir juntamente com outros antioxidantes, como os flavonoides, na proteção contra o câncer de próstata. Para fortalecer ainda mais a sua ação antioxidante, o tomate é fonte de vitaminas C e E, que também bloqueiam a ação dos radicais livres e protegem contra a oxidação de gorduras; e de betacaroteno, substância conhecida como provitamina A, que protege a saúde da pele e dos olhos.
Coração fortalecido
O tomate ainda tem sua função de prevenir os problemas cardíacos potencializada pela presença de potássio e ácido fólico – também conhecido como vitamina B9. O potássio é um mineral que equilibra a pressão do sangue, aumenta a elasticidade das paredes arteriais e diminui a arritmia do coração. Já o ácido fólico protege as artérias e, em boa quantidade no organismo, combate a homocisteína, aminoácido que causa entupimento arterial. O consumo de ácido fólico ainda é essencial antes e durante a gravidez, já que sua carência pode causar malformação do feto e até parto prematuro.
LEIA TAMBÉM:
- Asma: grande parte das pessoas diagnosticadas não tem a doença, diz estudo
- Jogos ao ar livre contribuem positivamente para a saúde das crianças
- Sal rosa do Himalaia: as vantagens do alimento que é supernutritivo