As sopas são práticas e rápidas de serem preparadas, além de integrarem o time de refeições leves e pouco calóricas e, o melhor, elas não precisam ser consumidas apenas em dias frios como é de costume se ouvir. “O valor nutricional da sopa depende do seu tipo, mas, no geral, são ricas em micronutrientes, já que são à base de legumes e verduras. Se a sopa tiver carne também terá proteína em sua composição. Se adicionar batata, inhame ou mandioca, ainda garantirá carboidratos e energia”, comenta a nutricionista Paula dos Santos Ribeiro. Pensando nisso, conheça três alimentos que deixam as sopas mais ricas nutricionalmente!
1. Lentilha
Ela é rica em fibras que ajudam o trânsito intestinal e, se consumidas regularmente, previnem câncer de cólon e diverticulites. As fibras também são conhecidas por darem a sensação de saciedade, tornando-se aliadas de quem quer emagrecer. Outro benefício é a grande concentração de proteínas de origem vegetal, importantíssimas para a manutenção do organismo, principalmente para pessoas vegetarianas que não consomem proteínas animais. Cálcio, fósforo, ferro e potássio também são encontrados na lentilha, além de pequenas quantidades de cobre, zinco, vitaminas do complexo B e magnésio. “A vitamina B6 e o magnésio são nutrientes necessários à produção de serotonina, um neurotransmissor relacionado ao bom humor”, destaca a nutricionista Flávia Morais.
2. Grão-de-bico
Ele, assim como o feijão e a lentilha, é uma importante fonte de proteína vegetal. Além disso, contém fibras e minerais, como magnésio, fósforo, potássio, cálcio, ferro, e vitaminas E e do complexo B. “Consumir o grão com regularidade ajuda a prevenir anemia e facilita o funcionamento do intestino”, diz a nutricionista Alessandra Coelho. Além disso, o grão-de-bico é um ótimo aliado da boa alimentação (devendo estar presente nas suas receitas de sopas), por fornecer triptofano, aminoácido que participa da produção de neurotransmissores, favorecendo sensações de prazer, bem-estar e confiança.
3. Arroz e feijão
Comuns e acessíveis, esses alimentos ajudam a manter as funções básicas do organismo e fornecem energia para fazê-lo trabalhar. “O arroz é fonte de carboidrato, nutriente que o organismo usa como fonte primária de energia, usada por todos os órgãos do corpo. Já o feijão é rico em proteína e minerais. Os dois são uma ótima fonte de nutrientes essenciais para o funcionamento do corpo”, explica a nutricionista Patrícia Fan. Segundo a profissional, ambos os alimentos são fontes de proteínas de origem vegetal, além de o arroz ser rico em lisina e o feijão em metionina, considerados aminoácidos fundamentais. Assim, o primeiro pode ser usado em canjas e o segundo em caldos.
Texto Redação Alto Astral
Consultoria Alessandra Coelho, Flávia Morais, Paula dos Santos Ribeiro e Patrícia Fan, nutricionistas
LEIA TAMBÉM:
- Como aproveitar as partes do alimentos ricas em nutrientes?
- Descubra quais alimentos protegem a memória
- Cardápio: inclua determinados alimentos na dieta e saia da mesmice