Em dias mais frios, a vontade de abandonar as práticas físicas pode surgir. O ar gelado tende a desmotivar, mas não há razão para deixar que o clima ameno atrapalhe seus objetivos na musculação. Para te ajudar a treinar no frio, o professor e educador físico Anderson Téu, da Academia Gaviões, compartilha algumas orientações para manter a constância nos treinos.
1. Invista em roupas adequadas à estação
Durante esse período mais gelado, a motivação para sair de casa e treinar no frio pode diminuir, inclusive em dias chuvosos. Para superar esse obstáculo, o especialista recomenda investir em vestimentas apropriadas.
“Parece algo básico, mas escolha peças com tecidos de qualidade que protejam do vento e da umidade, e que também permitam a respiração da pele. Isso vai garantir comodidade e disposição para seguir com as sessões sem interrupções”, afirma.
2. Aqueça o corpo antes de começar os exercícios
Dedique pelo menos 10 minutos a mais antes de iniciar. “Isso vai ajudar a preparar os músculos e evitar lesões”, explica o profissional. Além disso, o aquecimento adequado ajuda a ativar a circulação sanguínea, proporcionando mais energia.
3. Treine em ambientes fechados
Uma boa alternativa é priorizar espaços cobertos, como academias, que oferecem conforto térmico. “Muitas redes estão equipadas com aquecedores e contam com infraestrutura completa para treinos cardiovasculares e musculação”, orienta.
4. Mantenha uma rotina adaptada
Durante essa fase do ano, o organismo pode pedir mais descanso. Por isso, é importante ajustar a programação de treinos. “Dê preferência a atividades que ajudam a aquecer o corpo, como exercícios cardiovasculares, como esteiras e bikes”, orienta o treinador.
5. Aulas online
Vários espaços oferecem programas virtuais por meio de aplicativos que permitem treinar com flexibilidade de horários. “Essa alternativa garante que você mantenha a frequência mesmo quando estiver em casa, com atividades como pilates, dança e HIIT”, conclui o educador.
