Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Cuide da saúde mental do cérebro com essas medidas simples
Cuide da saúde mental do cérebro com essas medidas simples - Shutterstock

Estilo de Vida

5 atitudes essenciais para preservar a saúde do cérebro na velhice

Especialista fala das atitudes mais necessárias para preservar a saúde do cérebro na velhice e dá dicas de ouro para todas as fases da vida

Com o avanço da idade, é comum que a saúde do cérebro já não seja exatamente a mesma de quando era jovem. Coisas como esquecer onde deixou as chaves e sair para o mercado e voltar sem alguns dos itens que foi comprar são normais e podem não indicar nada de errado. Porém, é sempre importante ficar de olho para que isso não se torne algo frequente e mais grave.

E, para preservar a saúde do cérebro na velhice, é essencial começar a tomar algumas medidas desde o mais cedo possível. A seguir, Carlos Manoel Jacopetti Almeida, médico neurologista e professor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) campus Londrina, destaca cinco práticas que ajudam a manter o cérebro ativo:

Mantenha-se socialmente ativo

O isolamento prolongado é um fator de risco para o desenvolvimento de demências, como o Alzheimer. Ter uma rede de apoio, manter bons relacionamentos e participar de atividades sociais — como grupos comunitários ou de interesse comum — é essencial para estimular o cérebro e preservar a saúde mental ao longo dos anos.

Estimule o cérebro com novos aprendizados

Para que você consiga preservar a saúde do cérebro na velhice, precisa dar a ele desafios constantes. Aprenda uma nova língua, resolva jogos de lógica, pratique trabalhos manuais, toque um instrumento… tudo isso vai ajudar a reforçar a capacidade cognitiva de prevenir o declínio mental.

Pratique atividade física regularmente

De acordo com edição recente da Revista Lancet (2024), que revisou na literatura os fatores de risco modificáveis e com relevância estatística para demência, o ideal é praticar pelo menos 200 minutos de atividade física por semana — cerca de 3 horas e 20 minutos.

Essa prática não é um limite máximo, mas sim um ponto de partida. Exercitar-se com maior frequência, como cinco vezes por semana, pode trazer ainda mais benefícios.

Cuide da saúde do coração

Fatores cardiovasculares têm impacto direto sobre o funcionamento do cérebro. Manter a pressão arterial e o colesterol sob controle, prevenir o diabetes, manter o peso adequado, evitar o fumo e reduzir (ou eliminar) o consumo de álcool são algumas das medidas fundamentais para proteger a memória.

Não descuide da visão e da audição

Por fim, uma coisa que pode afetar muito a capacidade cognitiva e muitos não sabem é a perda sensorial. Assim, tenha cuidado com problemas de visão e audição. Sempre que necessário, use óculos e aparelhos auditivos e consulte especialistas.

Mais notícias como essa

Beleza

Dermatologista faz alerta sobre cuidados que são essenciais para evitar o “pescoço de peru”, ou seja, o envelhecimento da pele da área

Comportamento

Fazer que a hora da refeição seja um momento prazeroso para a criança ajuda a evitar birras

Casa & Decor

Confira os principais cuidados para garantir a saúde e beleza das suas plantas durante o período de baixas temperaturas

Estilo de Vida

Fazer uma atividade física no inverno exige cuidados e medidas um pouco diferentes para manter a motivação e a segurança