O ano de 2025 acabou de começar, mas nunca é cedo demais para começar a se cuidar melhor. Afinal, para conseguir alcançar todos os objetivos e metas que você traçou para esse período, você tem que estar no seu melhor momento possível, não é mesmo? Ainda mais considerando que coisas como perder peso e começar a fazer exercícios são algumas das metas de Ano-Novo mais comuns.
“O início do ano é o momento ideal para que as pessoas possam estabelecer metas e objetivos e busquem cuidar de si, pois você tem 365 dias para cumpri-lo, sempre visando a constância para alcançar os melhores resultados”, explica o médico André Guanabara, que atua na área da nutrologia.
A seguir, o especialista elenca 4 dicas de autocuidado e bem-estar para começar 2025 com o pé direito:
Pratique atividades físicas de maneira contínua
A prática de exercícios físicos não apenas é indicada como parte do tratamento para diversas doenças, como também para sua prevenção, além de trazer mais bem-estar no dia a dia. Contudo, para que isso funcione, ela precisa ser contínua – ou seja, não adianta treinar apenas de vez em quando.
Mantenha hábitos alimentares saudáveis
Mudar os hábitos alimentares também é importante. “Uma alimentação desregulada e calórica pode acarretar problemas sérios de saúde, como até mesmo a depressão. Iniciar o ano priorizando a alimentação é escolher ter vigor para realizar diversas atividades do dia a dia de forma sustentável”, diz o profissional.
Priorize um sono de qualidade
Um sono de qualidade só traz benefícios para diversas áreas da vida. O lado físico, o mental, o emocional… todos melhoram quando você dorme bem todas as noites. Isso sem contar que não dá para conseguir seus objetivos na vida sem energia, não é mesmo?
Busque um acompanhamento especializado
Por fim, ter uma rotina de hábitos saudáveis pode ser mais eficaz e sustentável quando acompanhada por um profissional. “Afinal, para perder peso ou alcançar uma vida saudável da forma correta, é preciso de um acompanhamento multidisciplinar, que pode ser capaz de potencializar ainda mais os resultados e oferecer uma nova vida para cada paciente”, comenta André.