Uma das frutas mais saborosas existentes, a uva é um prato cheio de vantagens! Repleta de componentes que desempenham as mais diversas ações benéficas no organismo, a fruta é considerada um importante auxílio na manutenção da saúde, por meio de ações preventivas. Até mesmo as folhas das parreiras (plantas responsáveis pela produção do fruto) são muito utilizadas em chás e demais receitas (em sua maioria árabes), pois foram descobertas nelas inúmeras propriedades terapêuticas.
Uva é sinônimo de saúde!
Engana-se quem pensa que o sabor é a maior característica da uva. As suas qualidades nutricionais também são muito apreciadas, sendo, inclusive, considerada como uma fruta rejuvenescedora. Isto porque, ao desenvolver ações antioxidantes no organismo por meio de seus componentes extremamente benéficos à saúde, ela previne o envelhecimento celular. Por isso, desde a sua casca até as sementes devem ser aproveitadas.
Existem inúmeros produtos envolvidos neste universo, que vão desde cápsulas de óleo extraído de suas sementes até mesmo cosméticos. “A uva é rica em carboidratos, vitaminas C e do complexo B, minerais como potássio, cálcio, fósforo, magnésio, cobre e iodo. Por ser rica em antioxidantes e flavonoides está associada à diminuição do colesterol, combate aos radicais livres e função cardioprotetora”, explica a nutricionista Elaine Silva Pereira.
Com ou sem casca?
Descartar as cascas das uvas em vez de consumi-las é, sem dúvidas, um grande desperdício de nutrientes. Isto porque é nessa parte da fruta que se concentram os flavonoides (responsáveis pela coloração arroxeada), poderosas substâncias que lutam contra os agentes antioxidantes. Então, desde que esteja bem lavada (para não correr o risco de contrair efeitos negativos à saúde vindos dos agrotóxicos), consumir a casca é uma ótima ideia.
Texto Paula Santana
Consultoria Elaine Silva Pereira, nutricionista
LEIA TAMBÉM:
- A cor da polpa indica os principais benefícios da fruta
- Você sabe o consumo ideal de casa fruta?
- Açaí: descubra o que é real e o que é mito em relação à fruta