Manter o corpo e a saúde em dia pode ser mais simples do que parece. Com as escolhas corretas na alimentação é possível prevenir diversas doenças ou até mesmo tratá-las. Frutas, verduras e legumes são ótimos aliados na luta contra problemas como colesterol, diabetes, câncer. Que tal mudar o cardápio e começar agora a se cuidar? Veja esses 10 alimentos que turbinam a saúde!
1- Agrião: melhora a saúde como um todo
Originário da Ásia, o agrião já foi difundido no país e, se você não tem o hábito de comê-lo, deveria acrescentar ao cardápio mais vezes: “Ele apresenta vitaminas do complexo B e é excelente fonte de vitamina C. Tem boas quantidades de minerais como iodo, enxofre, fósforo e ferro”, esclarece Luana Vasconcelos, nutricionista. Além disso, é importante alternativa à couve nas dietas detox.
2- Framboesa: é detox e reduz colesterol
Devido à presença de fibras solúveis solúveis, ela ajuda a queimar gorduras e, com isso, melhora os níveis de colesterol no sangue e elimina toxinas indesejáveis do corpo. Por conter vitamina C, ela também favorece as defesas do organismo.
3- Granola: escolha nutritiva e emagrecedora
Ela é composta por cereais e frutas secas, uma boa mistura para começar bem o dia. A granola ainda ajuda no combate ao inchaço, devido às fibras, e a prolonga a sensação de saciedade.
4- Grão-de-bico: promove bem-estar e favorece o intestino
É constituído, em grande maioria, por proteínas e com pouco teor de gorduras. Além disso, contém fibras, vitaminas E e do complexo B e minerais como magnésio, fósforo, potássio, cálcio e ferro. “Um fator importante é a presença de um aminoácido, o triptofano, que participa da produção de serotonina, hormônio importante na sensação de prazer, bem-estar e confiança”, aponta a nutricionista clínica Alessandra Coelho.
5- Ginseng: protege contra várias doenças
“Rico em óleos essenciais, é indicado para cansaço, estresse, gripes e digestão lenta”, explica o médico especialista em plantas medicinais Alex Botsaris. As raízes, que são utilizadas na forma de chá, unguentos, pastilhas e elixir, aumentam a resistência do organismo ao estresse mental e ambiental. Assim, contribui para a saúde geral do corpo,
colaborando para a dieta.
6- Goiaba: atua contra diabetes e câncer
É rica em vitamina C, tem proteínas, fibras, cálcio, fósforo, potássio e vitaminas A, B1 e B2. “A goiaba também possui um potente antioxidante chamado licopeno, o qual confere a cor vermelha à polpa”, diz a nutricionista Christiane Bergamasco. Tais propriedades protegem o organismo contra o envelhecimento, combatendo radicais livres que, quando em desequilíbrio, podem causar doenças como diabetes, obesidade e câncer.
7- Hortelã: para proteger toda a saúde
Segundo a nutricionista Vandelí Marchiori a planta deve estar presente no cardápio de quem luta contra a balança, pois combate bactérias e auxilia em casos de complicações gastrointestinais. O chá gelado ainda é capaz de reduzir cólicas menstruais, retenção de líquidos, gases e problemas estomacais, agindo com um tônico e estimulante do aparelho digestivo.
8- Hibisco: a erva é aliada da digestão
Ele auxilia na redução de gorduras e, por isso, é um amigo e tanto das dietas. Além disso, o chá de hibisco auxilia na digestão, melhora o funcionamento do intestino e acaba com a retenção de líquidos, ou seja, situações que aumentam o peso. “As diferentes partes do hibisco podem ser usadas em saladas, pratos quentes, geleias e doces, além do chá”, descreve a nutricionista Márcia Loureiro.
9- Jabuticaba: reforça o sistema imunológico
Essa fruta é um bom exemplo de alimento que contribui para o melhor funcionamento do organismo, pois é rica em antioxidante, além de vitaminas C e E. “A jabuticaba também contém compostos bioativos, denominados antocianinas – benéficas para o coração e que colaboram para eliminar as toxinas do corpo. Também apresenta carboidratos e fibras, como a pectina, responsável, entre outras coisas, por controlar o colesterol”, explica a nutricionista Patrícia Cruz.
10- Soja: controla o colesterol e protege o estômago
Na composição desse grão podem ser encontradas fibras, que possibilitam uma digestão mais saudável e sensação de saciedade. Além disso, as gorduras presentes na soja são do tipo poli e monoinsaturadas, que reduzem os níveis do colesterol ruim (LDL) no sangue, prevenindo o entupimento de veias e artérias. Também possui efeito na inibição do crescimento de células cancerígenas.
VEJA TAMBÉM:
- 15 alimentos que seguram a fome por mais tempo
- Confira dicas de exercícios e alimentos que dão fim à celulite
- 5 dicas para emagrecer com saúde depois do parto
- Tire proveito das fases da Lua e fique com a saúde em dia