Coma com a casca!
“As cascas das frutas também possuem nutrientes e, muitas vezes, apresentam um teor maior de fibras do que as polpas”, comenta Rebeca Benares, nutricionista. Frutas como ameixa, uva e damasco (in natura ou secas), maçã, carambola, tâmara, figo, maracujá, goiaba e laranja-pera com bagaço são as que têm maior índice dessas substâncias, ideais para fazer seu intestino funcionar corretamente.
Modo de conservar
Para um melhor aproveitamento dos benefícios das frutas, é indicado que elas sejam armazenadas de forma individual e inteiras na geladeira. Quando já estiverem cortadas ou descascadas, devem passar por uma nova higienização antes do consumo. Para ajudar na conservação, adicione algumas gotinhas de limão para evitar o escurecimento da polpa.
Na hora de adoçar
- Consumir as frutas in natura ou na forma de suco é o mais recomendado. Mas quando sentir necessidade de adoçar a bebida (ou fruta), prefira os adoçantes naturais, como o mel que é mais saudável e saboroso, e o adoçante de stévia, que é 300 vezes mais doce que a sacarose. Mesmo assim, não abuse!
- Diabéticos devem evitar o consumo de mel e, quando necessário, fazer uso de edulcorantes naturais, como a stévia pura.
- Não é recomendado o consumo do mel por crianças menores de 1 ano.
FONTE: Rebeca Benares, nutricionista
LEIA MAIS
- Emoções x comida: aprenda a conciliar e leve uma vida saudável
- Comida saudável e com gosto incrível? É possível!
- Sem desperdício: veja 3 receitas com cascas e talos de frutas e verduras