O tênis de rodinha, que imita um patins, mas pode ser usado no dia a dia, é a moda do momento entre a criançada. Nas vitrines, é possível encontrar uma diversidade de modelos, cores e marcas. Entretanto, será que ele faz bem para os pequenos, principalmente aqueles que estão na fase de crescimento? Veja as orientações de Ana Gil, fisioterapeuta do Espaço Ana Gil.
Supervisão sempre!
“O tênis de rodinha deve sempre ser utilizado com a supervisão dos pais ou outro adulto e, por se tratar de um brinquedo que possui alguns riscos para a saúde da criança, é aconselhável que não seja usado constantemente”, explica Ana, que pede que os pais deem preferência aos finais de semana ou passeios para liberar o uso do tênis. Nos outros dias, como a ida a escola, é aconselhável o calçado tradicional.
Cuidados
“A criança está em constante crescimento e desenvolvimento. Usar o tênis de rodinha não é como andar de patins, a mecânica desse brinquedo se assemelha mais à criança estar deslizando em cima de um sapato de salto, o que pode ser prejudicial para a formação das estruturas dos pés, principalmente se o uso for indiscriminado”, ressalta. Além disso, há o risco de quedas. Então, a recomendação da fisioterapeuta é que, ao usar o brinquedo, as crianças estejam munidas de capacete, joelheira, cotoveleiras e munhequeira.
Só entretenimento
Ana reforça que o tênis representa apenas lazer, distração e entretenimento, ou seja, não estimula a prática esportiva. “O tênis de rodinha é um brinquedo para distração e entretenimento da criançada e não um calçado nem mesmo um equipamento desportivo. Se a intensão dos pais for o incentivo ao esporte, é preferível que deem para seus filhos um patins”, comenta.
Texto: Daniela Andrioli
LEIA TAMBÉM
- Aplicativos de vídeos e jogos para baixar e se divertir com as crianças
- Como a concentração se desenvolve nos primeiros anos das crianças?
- 6 opções saudáveis para a lancheira das crianças