Ração humana é um termo que pode até não soar muito bem ou mesmo comprometer aquele consolidado ideal de refeição apetitosa. Porém, trata-se de uma mistura que pode revolucionar os hábitos de muita gente, especialmente de quem não tem tempo para correr atrás dos tantos nutrientes, vindos das mais variadas fontes, de que o corpo precisa para se manter.
Comida de gente
Antes de dar margem a qualquer preconceito, ração humana nada mais é do que uma mistura de vários alimentos ricos em fibras e minerais que são triturados até formar uma espécie de farofa. Como se trata de um suplemento, os nutricionistas são unânimes ao recomendar que não seja usado como substituto de nenhuma refeição, e sim como complemento. “Você pode incluir a ração no lugar de carboidratos como, por exemplo, pão, torradas e bolos que comeria no café da manhã”, recomenda a nutricionista Carolina Viana Marques. É muito fácil encontrar o produto pronto em supermercados, lojas especializadas e até farmácias, em versões que vão desde light até livre de cafeína, mas preparar a receita em casa é mais vantajoso em termos nutricionais. “Indico sempre a mistura caseira ou mesmo o uso isolado dos alimentos da receita. O podem ser maléficos e contribuir, por exemplo, para o excesso de gases. Costumo dizer que a inclusão de um só alimento não costuma funcionar sozinho, os hábitos saudáveis de vida é que devem ser considerados”, alerta a nutricionista.
Modo de usar
Os especialistas recomendam o consumo de 2 colheres (sopa) de ração humana por dia, de preferência distribuídas pelas refeições – você mistura uma parte no suco do café da manhã e outra polvilha sobre a salada de frutas no lanche da tarde, por exemplo. O importante é ingerir uma boa quantidade de água ao longo do dia, como explica Carolina: “O bolo fecal precisa estar hidratado para produzir o movimento peristáltico ideal e as fezes ficarem macias, favorecendo o intestino. A quantidade de fibras presente na ração é bem grande. Se não houver uma boa ingestão hídrica, o intestino acaba prejudicado, ao invés de favorecido”. Outra opção é consumir os alimentos que normalmente fazem parte da ração em porções separadas, o que pode ser positivo se levarmos em conta que alguns chegam a competir entre si pela adequada absorção das células. “Consuma 1 colher (sopa) de quinoa em flocos pela manhã com uma fruta. No lanche da tarde, um shake com linhaça. Inclua um mix de oleaginosas com gergelim na salada do jantar e, na ceia, uma fruta com aveia e gérmen de trigo. O efeito é bem mais satisfatório, já que, contidos na ração humana, a quantidade dos nutrientes de cada alimento é reduzida”, recomenda a nutricionista.
Uma mistura, vários benefícios
Ainda que o maior mérito da ração humana seja complementar as refeições com nutrientes que por ventura passem batidos, nessa missão, o suplemento acaba trazendo outros grandes benefícios para a saúde. O mais conhecido (e o que melhor justifica sua fama) é o de ser aliada de peso em dietas de emagrecimento. Mas, além disso, ainda ajuda a controlar os níveis de açúcar e colesterol no sangue, prevenindo o diabetes e problemas cardiovasculares; melhora o funcionamento do intestino, afastando o risco de câncer de cólon; entre outras boas ações promovidas pela grande quantidade de fibras contida na mistura. “De fato, as fibras ajudam no processo de emagrecimento e os nutrientes da ração previnem doenças, sim. Mas seu uso não deve ser indiscriminado. Pessoas que nunca ingerem fibras acabam sendo expostas a uma quantidade muito grande cujos efeitos podem ser maléficos e contribuir, por exemplo, para o excesso de gases. Costumo dizer que a inclusão de um só alimento não costuma funcionar sozinho, os hábitos saudáveis de vida é que devem ser considerados”, alerta a nutricionista.
Faça em casa
A receita a seguir é a mais procurada pela maioria das pessoas, porém, não só pode como deve ser alterada conforme suas necessidades. Quem tende a sofrer com diabetes, exclui o açúcar e o cacau. Hipertensos, o guaraná em pó. Se o objetivo principal não for emagrecer, a farinha de maracujá pode ficar de fora, e assim por diante. O ideal é pedir que um nutricionista elabore a melhor combinação para você. Ingredientes:
• 500g de soja em pó • 500g de farelo de trigo • 500g de farelo de aveia • 100g de gergelim • 100g de linhaça dourada • 100g de guaraná em pó • 100g de lêvedo de cerveja • 100g de gérmen de trigo • 100g de açúcar mascavo • 100g de gelatina sem sabor • 100g de quinoa • 100g de cacau em pó • 100g de farinha de maracujá Modo de preparo Aos poucos, bata todos os ingredientes no liquidificador até formar uma farofa fina. Guarde em um recipiente com tampa, ao abrigo de luz, dentro da geladeira.
LEIA TAMBÉM
- Confira 5 questões sobre ração humana!
- Emagreça consumindo colágeno e ração humana
- Pão de ração humana
Texto: Redação Alto Astral