Os radicais livres são moléculas decorrentes da oxidação celular, que é um processo químico que ocorre no organismo. Quando há muita produção de radicais livres, o trabalho das células fica comprometido, resultando em envelhecimento precoce e algumas doenças graves, como câncer. Para controlar esses “inimigos”, é importante ingerir alimentos antioxidantes, como o abacate, que é rico em vitaminas, gorduras boas e fibras.
Vitaminas
“O abacate é rico em vitaminas antioxidantes como A, C e E”, explica Tamara Mazaracki, nutróloga e médica ortomolecular. Além disso, a fruta possui vitaminas do complexo B, que reforçam essa função, já que promovem o desenvolvimento saudável das novas células e tecidos.
Gordura monoinsaturada
Elas são essenciais ao organismo, pois desempenham papéis importantes, como a síntese de hormônios, o crescimento muscular, o aumento de energia e do metabolismo, entre outros. Como nosso corpo não produz a substância, a fonte está nas gorduras boas retiradas dos ácidos graxos. O ômega 9 é uma dessas gorduras e é altamente anti-inflamatória.
Pectina
O abacate também contém um alto teor de fibras, como a pectina, um tipo solúvel que atua na redução de problemas cardiovasculares e ajuda no funcionamento intestinal.
Conhece?
Segundo estudos, o fitoesterol b-sitosterol ajuda na redução das taxas de triglicérides e colesterol do sangue, além de diminuir o risco do aparecimento de câncer e diabetes. O óleo de abacate é riquíssimo nesse componente!
Folhas do abacateiro
São indicadas para problemas nos rins, reumatismo e também ajudam no controle da pressão arterial. Ferva um punhado de folhas em 1 litro de água e tome 1 xícara (200ml) do chá 4 vezes por dia.
Caroço do abacate
É recomendado para picada de insetos e no combate ao reumatismo. “Rale um caroço para 200ml de álcool de cereais e aplique no local da picada 3 vezes por dia”, ensina André Resende. Para reumatismo, deixe o caroço ralado com 200ml de álcool de cereais em infusão por 10 dias e, então, tome 1 colher (café) no chá de hortelã, 3 vezes por dia.
Azeite de Abacate
Comum no preparo de receitas culinárias, além de ser rico em ômega 3, 6 e 9, o azeite de abacate contém a chamada gordura boa. “Ele pode ser aquecido, já que não satura e evita o mau colesterol (LDL), aumentando o colesterol bom (HDL)”, destaca André.
Óleo de abacate
Poderoso hidratante, o óleo de abacate, em forma de creme e máscara capilar, é ótimo para tratar os cabelos e pele ressecadas. Você também encontra o óleo em cápsula, que ajuda a combater o colesterol e outras doenças.
Abacate desidratado
Ele se transforma em um delicioso aperitivo. “Corte o abacate ainda verde em tiras finas, salpique sal e, em seguida, deixe no sol ou no forno para desidratar”, indica o profissional.
Farinhas
Você pode aproveitar a fruta inteira para produzir farinhas para serem usadas em tortas, bolos e biscoitos. Para obter a farinha do abacate, corte a fruta em tiras e deixe-as ao sol por três dias. Em seguida, bata no liquidificador. Para ter a farinha do caroço, rale-o e aperte em um pano para retirar a água. Deixe secar ao sol ou no forno e, depois, bata no liquidificador. Peneire até virar uma farinha.
Texto: Redação Alto Astral
Consultoria: Barbara Rescalli Sanches, Carolina Marques, Cassiana Domingues e Heloísa Piccinato, nutricionistas; Tamara Mazaracki, nutróloga e médica ortomolecular.
LEIA TAMBÉM:
- Abacate: 5 maneiras inusitadas para variar o consumo da fruta
- Conheça os benefícios do abacate
- Ômega-3, ômega-6 e ômega-9: conheça suas diferenças!