Muitos alimentos que fazem parte do dia a dia das pessoas já entraram na lista de prejudiciais para a saúde. Mas, a maioria deles, se consumidos com moderação, pode ser inocente e até benéfico ao organismo. Ou seja, existem muitos mitos da alimentação que ainda confundem as pessoas.
Alimentação sem mistérios
Ovo: acusado de possuir grande quantidade de colesterol, ele sempre foi condenado por aumentar o risco de doenças cardíacas. No entanto, para quem não possui nenhuma restrição, doença cardiovascular ou fatores de risco, ele não traz perigo algum, aliás, é fonte de vários nutrientes benéficos. O ideal é que se coma de 1 a 2 ovos, de 3 a 4 vezes por semana, de preferência, cozido.
Carne vermelha: rica em proteínas, ferro e ácido fólico, ajuda na manutenção de tecidos e músculos e a combater a anemia. É recomendada, principalmente, para quem pratica esportes, crianças e mulheres em idade fértil. Como algumas versões possuem muita gordura, não devem ser consumidas em excesso. Prefira os cortes mais magros, sendo ideal ingerir de 3 a 4 vezes por semana, cozida, assada ou grelhada.
Chocolate: o consumo em excesso pode, sim, causar riscos à saúde, como o aumento de peso e a elevação da glicemia. Mas o chocolate amargo, em porções pequenas, traz muitas vantagens ao organismo: protege o corpo contra radicais livres, previne doenças cardiovasculares, fortalece o sistema imunológico e até eleva o astral das pessoas, pois produz o hormônio serotonina, que causa a sensação de bem-estar. Consuma até 30 gramas de chocolate amargo por dia.
Café: há quem acredite que essa bebida pode elevar a pressão arterial ou causar gastrite. Porém, isso é mito. Ele é contraindicado para quem tem a doença, pois pode causar desconforto, mas não causa a doença. Seu consumo deve ser feito com moderação. Um pouco de café, diariamente, pode até regular a pressão arterial. Beba até três xícaras em doses pequenas ao longo do dia.
Texto Laís Bianquini/Colaboradora
Consultoria Carolina Marques, nutricionista
LEIA TAMBÉM:
- Alimentos: confira um top 5 importante para ter no seu cardápio
- Conheça ingredientes saudáveis para turbinar o lanche da tarde
- Alimentos medicinais ajudam a emagrecer com saúde