Seja em saladas, carnes, purês ou onde mais desejar: a salsinha faz toda a diferença para o paladar! O mais legal na erva é que ele oferece inúmeras propriedades benéficas à saúde. Fonte de antioxidantes, o tempero é ideal para controlar os níveis de colesterol no sangue e limpar as impurezas do corpo.
Se você pensou em ter a salsinha sempre à mão para utilizar em seus pratos, separe um lugarzinho no quintal e mãos à obra! Ah, e se morar em apartamento, não se preocupe: a varanda já é suficiente para produzir sua própria salsinha.
Hora de plantar a salsinha!
Você vai precisar de:
• Um vaso médio, de preferência com 30cm de profundidade e 20cm de diâmetro
• Uma camada com cascalho (para colocar no fundo)
• Terra e compostos orgânicos
• Uma tesoura para realizar a poda
• Regador para irrigação diária
Informações importantes
1- Clima e luminosidade: a salsinha é melhor cultivada em regiões de clima ameno, até 22ºC, pois temperaturas muito altas podem antecipar sua floração. Mas é uma planta que suporta bem as alterações de temperatura, por isso, se o dia estiver muito quente, procure colocar o vaso em local fresco e bem iluminado, mas sem que receba a luz do sol nos horários mais quentes. E se o clima for mais frio, a dica é cultivá-la sob sol pleno.
2- Plantio: a salsinha pode atingir 80cm de altura no período de floração, e suas raízes podem chegar a 50cm de profundidade. Por esse motivo, vasos muitos pequenos podem limitar seu crescimento. O ideal é que o vaso ou a jardineira escolhido seja profundo, com pelo menos 30cm de profundidade, para que a planta se desenvolva bem. “Se forem orgânicas, as ervas frescas são melhores. Já as não orgânicas podem ser usadas secas”, afirma a nutricionista Vanderlí Marchiori.
3- Adubação: é uma planta rústica e cresce até em solos pouco férteis, mas prepare um vaso rico em matéria orgânica, com o solo bem drenado. Realize uma adubação a cada 30 dias para mantê-la saudável.
4- Irrigação: durante a germinação lenta da semente, que pode demorar de duas a seis semanas, a irrigação deve ser feita todo dia, a fim de evitar o ressecamento. Depois, é só deixar o solo sempre úmido, mas nunca encharcado.
5- Colheita: de 60 a 90 dias após o plantio, a planta deve ter aproximadamente de 12cm a 16cm de altura, que é quando deve se iniciar a colheita. Comece pelas folhas mais externas, colhendo inclusive o talo das folhas, preocupando-se para não retirar muito mais do que 1/3 delas.
Consultoria Vanderlí Marchiori, nutricionista
LEIA TAMBÉM
- Troque temperos prontos por ervas naturais e ganhe saúde!
- Aprenda a fazer sal de ervas
- 5 temperos que ajudam a reduzir medidas