O cérebro pode ser exercitado continuamente, seja com alguns exercícios específicos, mas ainda com atividades, hábitos e atitudes simples, do nosso cotidiano mesmo, que se levarmos a cabo podem dar um empurrão e tanto para deixar nossa mente turbinada e estimular cada vez mais a nossa inteligência. Confira!
Atividades estimulantes para o cérebro
Na verdade, o próprio estabelecimento de uma rotina – se saudável – pode colaborar para uma mente mais afiada. O psicanalista e coach Paulo Paiva salienta a importância de cumprir tarefas até o fim e lista algumas possibilidades de exercitarmos o cérebro continuamente.
– Dormir de seis a oito horas por dia, em média. “Pessoas que cumprem essa regra possuem menos lapsos de memória, os famosos ‘brancos’ e déficits de atenção”, destaca o especialista.
– Utilizar o estímulo das cores, especialmente os tons mais fortes, sempre que possível;
– Procurar se posicionar a respeito dos assuntos, atitude fundamental para elaborar argumentos e potencializar caminhos e atalhos cerebrais;
– Praticar atividades físicas regularmente;
– Acreditar que a inteligência é “elástica” e pode sempre ser expandida, se devidamente estimulada. “Livros, filmes, jogos lúdicos, videogames, escrever, palavras cruzadas, todos são estimuladores de aumento da inteligência”, reforça Paulo.
Dessa forma, como destaca a especialista em neuroaprendizagem Solange Jacob, “com a prática de exercícios que estimulam o cérebro, aumentamos a reserva cognitiva, porque facilitamos a construção de sinapses e a qualidade das conexões”. Com memória, concentração, raciocínio e criatividade devidamente impulsionados, estamos com meio caminho andado na busca por uma maior inteligência.
Leia também:
Cérebro: o desafio de exercitar sempre
Ouvir música: um hábito relaxante e que turbina o cérebro
Texto: Victor Santos
Entrevistas: Augusto Biason/Colaborador e Victor Santos
Consultorias: Paulo Paiva, psicanalista e coach; Solange Jacob, diretora pedagógica nacional do método Supera – ginástica para o cérebro (www.metodosupera.com.br).