Tosse nos cães pode indicar problemas cardíacos, você sabia?Essa é uma história real que pode ajudar você a evitar problemas com seu pet. O cabeleireiro Julinho do Carmo levou um susto com o cãozinho dele, Bartolomeu, de seis meses. A busca rápida pelo veterinário salvou sua vida. Confira!
Tosse como sintoma
“Ele apresentava como único sinal clínico a tosse. Foi examinado pela veterinária Thaís Binotto, do hospital Paes de Barros, que constatou um sopro cardíaco, que é um som anormal do coração”, conta. “As radiografias mostraram que o coração estava aumentado de tamanho e a ecocardiografia com Doppler colorido revelou uma anomalia congênita (ou seja, que já nasceu com ele), chamada Persistência do Duto Arterioso, ou simplesmente PDA”, lembra. Esta doença consiste na comunicação entre as duas maiores artérias do organismo, a Aorta e o Tronco Pulmonar, logo após saírem do coração. Ela acontece quando o duto arterioso, que une esses vasos no feto, não se fecha após o nascimento, levando à comunicação entre eles, o que pode acarretar em insuficiência cardíaca e levar à morte caso não seja corrigida a tempo.
Consulta periódica é fundamental
“O Bartolomeu foi imediatamente encaminhado a um cirurgião veterinário, James Andrade, que realizou a cirurgia para a correção do PDA, que foi um sucesso e ele foi curado”, comemora Julinho. Os médicos veterinários ressaltam a importância de uma boa avaliação clínica nas primeiras consultas, como, por exemplo, nas vacinações, buscando evidenciar doenças congênitas do coração, bem como reforçam a dica de que a tosse pode ser sempre o primeiro sinal dessas doenças, independentemente da idade do cão.
Avalie seu cãezinho
Quando um cãozinho estiver tossindo, uma avaliação cardiológica será sempre bem-vinda. “Eu só tenho a agradecer a toda a equipe que cuidou com tanto amor e dedicação do meu filho. Sempre digo: o que o homem tem não me interessa, só me interessa a bondade que ele tem em seu coração”, finaliza
VEJA TAMBÉM:
Gatos podem ter sexto sentido
5 pets para ter em casa: saiba como cuidar
Ter um cachorro melhora a vida de crianças com autismo