Você já reparou o quanto o sabor do brócolis e do azeite combinam? Mas melhor ainda é saber que esses dois alimentos, juntos, trazem um combo especial de bem-estar ao organismo, como é possível ver a seguir!
As maravilhas do azeite
O alimento integra o grupo das gorduras boas, atuando diretamente no funcionamento do organismo e no controle hormonal, além de fornecer energia ao corpo. “É rico em ômega-9 e vitamina E, um protetor arterial e cardiovascular com potente ação antioxidante e que ajuda a evitar a oxidação de outras gorduras ingeridas na alimentação”, acrescenta a nutróloga e médica ortomolecular Tamara Mazaracki. Ele ainda ajuda a emagrecer e a combater inflamações causadas pelas gorduras, graças à presença do ômega-3.
Brócolis poderoso
Sabia que 1 xícara (chá) de brócolis corresponde a cerca de 40kcal? Por isso, ele é indicado para dietas de emagrecimento. “Estudos comprovam a eficácia do brócolis na prevenção de alguns tipos de câncer, como o de bexiga, mama e, especialmente, o de próstata”, ressalta a nutricionista Teresa Labanca. Porém, para isso, a recomendação é consumi-lo pelo menos três vezes por semana.
Salada prática de brócolis com azeite
Rendimento: 2 porções
Tempo de preparo: 30min (+2h de geladeira)
Ingredientes:
• 3 maços de brócolis tipo ninja em buquês
• 4 colheres (sopa) de azeite
• 3 dentes de alho fatiados
• 2 colheres (sopa) de vinagre balsâmico
• 1 colher (chá) de ervas finas
• Sal e pimenta-do-reino a gosto
• 1 colher (sopa) de queijo parmesão ralado light para decorar
Modo de preparo
Cozinhe os buquês de brócolis em água fervente por 5 minutos, escorra e despeje em uma tigela com água gelada. Reserve. Em uma frigideira, aqueça o azeite em fogo médio e doure o alho rapidamente. Coloque o brócolis em uma saladeira, despeje o alho frito com o azeite, o vinagre balsâmico, as ervas, o sal e a pimenta e misture delicadamente. Decore com o queijo parmesão e leve à geladeira por 2 horas antes de servir.
Culinarista Vanessa Figueiredo/Colaboradora
Consultoria: Tamara Mazaracki, nutróloga e médica ortomolecular; Teresa Labanca, nutricionista
LEIA TAMBÉM
- Como usar cada tipo de azeite
- Alimentos que acalmam na hora certa
- Peixes: fontes incríveis de ômega-3!