A possibilidade de fazer uma apresentação para uma plateia lotada faz você ficar com frio na barriga? Esse medo de falar em público é supercomum. Conversamos com alguns especialistas que ajudaram a compreender melhor o que ocorre nesse momento, e deram algumas dicas de como tirar de letra esses momentos e falar superbem em público. Confira!
Medo do público
O maior dos obstáculos na hora de falar em público é o verdadeiro pavor que sentimos do julgamento de outras pessoas. Rola aquele medo de ter um “branco” bem na hora, a perspectiva de errar e todos rirem da sua cara, um sentimento de insegurança e incapacidade…
Ou seja, é pura e simplesmente um medo, que decorre muitas vezes da falta de prática. “O fato de ficar em evidência, perante às outras pessoas, pode enaltecer certas limitações — reais ou imaginárias”, aponta o especialista em recursos humanos e comunicação verbal Reinaldo Passadori.
Técnica da visualização
De acordo com os especialistas, uma boa dica antes de falar em público é experimentar a técnica da visualização. “Sente-se em uma posição confortável, feche os olhos e projete-se na apresentação”, descreve Robson Nascimento, coach, especialista em gestão de carreira e programação neurolinguística. “Imagine que está cheio de pessoas à sua frente, imagine o que estará escutando, imagine se estará pegando algo, imagine a plateia à sua frente, a textura e o peso do microfone na mão”, diz;
Repita esse exercício por vários dias, cada vez com mais detalhes. “Assim, seu cérebro vai se acostumando a essa situação e, quando ela acontecer, ele já estará familiarizado e tranquilo”, explica Myriam.
Leia também:
Mais dicas para falar bem em público
Como o cérebro age na hora de falar em público
Texto: Victor Santos
Consultorias: Myriam Durante, psicoterapeuta, palestrante e presidente do IPOM – Instituto de Pesquisa e Orientação da Mente, em São Paulo (SP); Reinaldo Passadori, especialista em recursos humanos e comunicação verbal, e presidente do Instituto Passadori, em São Paulo (SP); Robson Nascimento, coach, especialista em gestão de carreira e programação neurolinguística; Robson Profeta, coach financeiro.