Uma pesquisa divulgada pela Federação Paulista de Atletismo em abril de 2015 mostrou, em relação ao ano anterior, que houve um aumento de 15,35% no número de pessoas que têm o hábito de correr pela rua no estado – ao todo, mais de 650 mil pessoas concluíram ao menos uma competição oficial.
Correr sem parar
Mas por que correr tornou-se um hábito pra muita gente? Como a atividade queima um bom número de calorias, enxugar a silhueta poderia ser, a princípio, a principal explicação e motivação para o sucesso recente. Entretanto, os praticantes destacam uma justificativa ainda mais significativa: além do bem-estar físico, a corrida é sinônimo de saúde mental. Trata-se de uma prática relaxante, que não deixa de ser terapêutica. Faz bem para a forma física e ainda proporciona ganhos para o cérebro.
Cuca beneficiada
Há muitos ganhos para a saúde mental. Segundo a personal trainer Marina Haddad, “a corrida libera os hormônios do bem-estar, como a endorfina, produzida na hipófise e liberada no sangue após a prática de exercícios com intensidade de moderada a intensa”. A substância, por sua vez, “interfere em todo o funcionamento do cérebro, pois sua ausência pode levar ao aumento da sensibilidade à dor, depressão psicológica e diminuição da capacidade de realizar exercícios físicos, entre outros problemas relacionados ao estresse”, complementa a especialista.
E tem mais: a falta de irrigação sanguínea em determinadas áreas do cérebro resulta na morte desses tecidos, o que acontece em casos de acidente vascular cerebral (AVC). Diversas pesquisas já comprovaram que, ao aumentar o bombeamento de sangue, a corrida tanto ajuda a prevenir o AVC quanto pode ser empregada na recuperação das funções cognitivas em quem já passou por uma situação dessas.
Por sinal, em todos esses aspectos, nem só a corrida traz bons resultados: “A prática de esportes, de maneira geral, melhora o humor dos seus praticantes, pois eleva os níveis de neurotransmissores e de endorfina, hormônio diretamente relacionado à sensação de euforia e à redução de ansiedade, estresse e raiva. Assim, quem corre é mais feliz, pois sente esses benefícios no seu corpo, modificando seu humor”, confirma o personal trainer Carlos Henrique.
Se você já vinha em busca de qualidade de vida, a dica agora é, literalmente, correr para o abraço!
Saiba mais
6 motivos para começar a correr, já!
Conheça os benefícios da corrida para o cérebro
Saiba como escolher o melhor tênis para corrida
Consultoria: Carlos Henrique Vidal, personal trainer; Marina Haddad, personal trainer
Texto: Marcelo Ricciardi – Edição: Natália Negretti