O cérebro é a central que controla tudo no nosso corpo. Assim, é claro que naquele nervosismo antes e durante uma apresentação em público, esse órgão também iria interferir. O cérebro das pessoas que têm medo de falar em público entra em estado de alerta máximo na hora de falar em público, disparando sinais para o restante do corpo.
Cérebro, medo e consequências
“Nesse momento tão tenso para alguns, é liberada a adrenalina, que aumenta a frequência cardíaca e faz com que o sangue chegue mais rápido aos músculos, e a respiração se acelera”, aponta a psicoterapeuta e palestrante Myriam Durante. O cérebro também libera o ACTH, hormônio que ativa a glândula suprarrenal, que por sua vez ativa o cortisol — hormônio que faz o organismo reforçar todo o nosso sistema de defesa.
O resultado de tantas idas e vindas no organismo? “O corpo da pessoa fica como um gato quando está prestes a atacar: todo tenso, atento, preparado para avançar”, exemplifica a especialista. Por isso as tremedeiras, gagueiras, sudorese, taquicardia…
Mas nem tudo está perdido. Muito pelo contrário: com ajuda de alguns especialistas, selecionamos algumas dicas para afastar esse medo e conseguir encarar os microfones com muita segurança.
Leia também:
Por que sentimos medo ao falar em público?
Cursos on-line para perder o medo de falar em público
Cérebro: duas curiosidades comprovadas pela ciência
Texto: Victor Santos
Consultorias: Myriam Durante, psicoterapeuta, palestrante e presidente do IPOM – Instituto de Pesquisa e Orientação da Mente, em São Paulo (SP); Reinaldo Passadori, especialista em recursos humanos e comunicação verbal, e presidente do Instituto Passadori, em São Paulo (SP); Robson Nascimento, coach, especialista em gestão de carreira e programação neurolinguística; Robson Profeta, coach financeiro.