Poderoso anti-inflamatório, o gengibre combate diversos problemas como, obesidade, por exemplo. “Já foi provada que a obesidade ficou caracterizada como uma doença inflamatória”, explica a nutricionista Thaianna Velasco. Além disso, há relatos de que o gengibre acelera o metabolismo, o que ajuda muito na queima de gordura armazenada no corpo. “Isso não se traduz só em perda de peso, mas também pode ajudar a reduzir os níveis de colesterol e triglicérides”, destaca Tamara Mazaracki, nutróloga e médica ortomolecular.
Como deve ser preparado?
“Para gripe e tosse, a melhor forma é o chá. Para potencializar a sua ação, acrescente o mel, pois possui ação antibacteriana e previne a irritação da garganta, associado à vitamina C do limão”, informa a nutricionista Sandra Maria. Porém, se o problema for irritação na garganta, o recomendado é o gengibre em pedaços.
Amenizando o problema
O gengibre é uma boa opção para as mulheres que tanto sofrem com as cólicas menstruais. Segundo a nutricionista Talita da Mata, nesses casos, pode-se utilizá-lo em forma de óleo para massagem. “Como o gengibre aquece o corpo na parte em que o óleo foi aplicado, auxilia na diminuição dos desconfortos causados pelas cólicas”, acrescenta. E esse uso não precisa de limites: basta sentir a dor e aplicar quanto quiser!
Texto: Denis Eric/Colaborador
Consultoria: Tamara Mazaracki, nutróloga e médica ortomolecular; Talita da Mata; Thaianna Velasco; Sandra Maria, nutricionistas
LEIA TAMBÉM:
- 6 alimentos termogênicos que detonam a gordura!
- Chá: receitas caseiras para aliviar os sintomas da TPM e da menopausa
- Cacau: confira quais são os seus benefícios para a saúde