Connect with us

O que você está procurando?

Muito comum em crianças, entenda mais sobre a febre reumática e saiba quais são os sintomas que ela pode gerar e como seu tratamento é feito!
- Foto: iStock.com/Getty Images

Crianças: confira como elas são afetadas pela febre reumática!

Muito comum em crianças, entenda mais sobre a febre reumática e saiba quais são os sintomas que ela pode gerar e como seu tratamento é feito!

Comum em crianças e adolescentes, a febre reumática surge após uma infecção na garganta que não foi tratada corretamente. É causada por uma bactéria de nome estranho, a Streptococcus beta hemolítico do Grupo A, e pode afetar o coração, as articulações, o tecido subcutâneo e até mesmo o cérebro.

 

criança

Foto: iStock.com/Getty Images

DOENÇA DE CRIANÇA?

Apesar de mais comum em crianças acima de 5 anos e adolescentes, a febre reumática pode ocorrer em qualquer idade, mas, é necessário predisposição genética e, por isso, apenas cerca de 3% daqueles que têm infecção na garganta pelo Streptococcus apresentam o problema.

ENTENDA MELHOR

“Durante a resposta imunológica à infecção bacteriana, são produzidos anticorpos que reagem contra as articulações e válvulas cardíacas”, explica Giselle Maretti, médica reumatologista. Por isso, a febre reumática pode afetar coração, articulações, pele e cérebro. Ela se desenvolve, geralmente, até os 15 anos de idade, e quanto mais jovem o paciente for, maiores são as chances de sequelas graves.

 

 

menina com febre

Foto: iStock.com/Getty Images

TRATAMENTO

Uma vez identificado o problema, o tratamento requer repouso absoluto, o uso de analgésicos e anti-inflamatórios e, possivelmente, outros medicamentos que podem ser incluídos por um especialista.

 

Leia também: 

Consultoria: Giselle Maretti, médica reumatologista

Advertisement

Estilo de vida

Como explicar para as crianças, de uma maneira leve, o que é o câncer? Pensando nisso, foi criado um aplicativo que ajuda os pequenos a entender a doença

Estilo de vida

A cada 100 pessoas, 17 já pensaram em tirar a própria vida. Entenda os sintomas e seja um aliado na prevenção ao suicídio

Estilo de vida

Uma recente pesquisa afirma que os homens machistas tendem a ter um risco maior de desenvolver problemas mentais. Descubra o motivo!

Estilo de vida

Quem quiser investir em uma vida mais saudável, pode incluir a ração humana na dieta. Ela é excelente para ajudar emagrecer. Confira mais sobre!

Estilo de vida

Os pães integrais são ótimas opções para incluir na dieta. Ricos em fibras, essa versão ajuda saciar a fome, o que colabora e muito para a perda de peso.

Estilo de vida

Aposte nos chás para ter mais benefícios na sua saúde. Além de saborosos, eles contribuem para o bem-estar. Confira cinco receitas contra ansiedade!

Estilo de vida

É provável que você tenha dúvidas sobre a maneira correta de usar os remédios. Pensando nisso, trouxemos 5 perguntas e respostas sobre o assunto!

Estilo de vida

Homeopatia: uma técnica que tem ganhado espaço para tratar algumas doenças, gera bastante dúvida ainda. Confira alguns mitos e verdades!