Comum em crianças e adolescentes, a febre reumática surge após uma infecção na garganta que não foi tratada corretamente. É causada por uma bactéria de nome estranho, a Streptococcus beta hemolítico do Grupo A, e pode afetar o coração, as articulações, o tecido subcutâneo e até mesmo o cérebro.
DOENÇA DE CRIANÇA?
Apesar de mais comum em crianças acima de 5 anos e adolescentes, a febre reumática pode ocorrer em qualquer idade, mas, é necessário predisposição genética e, por isso, apenas cerca de 3% daqueles que têm infecção na garganta pelo Streptococcus apresentam o problema.
ENTENDA MELHOR
“Durante a resposta imunológica à infecção bacteriana, são produzidos anticorpos que reagem contra as articulações e válvulas cardíacas”, explica Giselle Maretti, médica reumatologista. Por isso, a febre reumática pode afetar coração, articulações, pele e cérebro. Ela se desenvolve, geralmente, até os 15 anos de idade, e quanto mais jovem o paciente for, maiores são as chances de sequelas graves.
TRATAMENTO
Uma vez identificado o problema, o tratamento requer repouso absoluto, o uso de analgésicos e anti-inflamatórios e, possivelmente, outros medicamentos que podem ser incluídos por um especialista.
Leia também:
- Inteligência infantil: cuidados começam na gestação
- Hábitos importantes para evitar o reumatismo durante a vida
- 10 mitos e verdades sobre o reumatismo
Consultoria: Giselle Maretti, médica reumatologista