Pão de centeio, 7 grãos, com linhaça, light… A prateleira do mercado com versões de pães integrais só vem crescendo. “O importante na escolha do pão é verificar atentamente o rótulo: a quantidade de gorduras totais e saturadas, fibras, sódio e açúcares simples”, recomenda a nutricionista Greice Caroline Baggio.
Não se esqueça de checar se os pães realmente contêm ingredientes integrais, pois ainda não há uma regulamentação para esses produtos.
O que são alimentos integrais?
“Integral” quer dizer completo, que não sofreu diminuição ou restrição. Alimentos integrais são, portanto, grãos e cereais (como arroz, trigo e centeio) que não passaram por nenhum processo de refinação. Assim, conservam seus componentes originais (gérmen, endosperma e farelo), sendo altamente nutritivos.
Quanto consumir?
1 a 2 fatias por dia, nos lanches ou como fonte de carboidratos no jantar.
Vantagem dos pães integrais:
Diferente do pão francês e do pão de fôrma comum, os pães integrais saciam melhor a fome e, além dos carboidratos, fornece fibras, vitaminas e minerais.
E o de centeio?
Riquíssima em proteínas e fibras, a farinha integral de centeio utilizada no preparo dos pães integrais ainda oferecem cálcio, mineral que cuida da saúde dos ossos, e magnésio, que ajuda na absorção do cálcio e afasta a TPM.
Leia também:
- 7 alimentos com alto teor de fibras e água para turbinar sua dieta detox!
- Arroz integral: todas as vantagens deste grão poderoso
- A importância das fibras no processo de emagrecimento
Por que as fibras fazem bem à saúde?
“Os alimentos integrais são mais ricos em fibras, vitaminas e minerais e em antioxidantes importantes para a saúde. Quanto mais processado e refinado o alimento, menos benéfico ele é. Não há nenhuma restrição em relação a qualquer produto integral, até porque antigamente tudo era integral: os alimentos refinados vieram com a modernidade, infelizmente”, comenta a nutróloga e médica ortomolecular Tamara Mazaracki.
Consultoria Greice Caroline Baggio, nutricionista; Tamara Mazaracki, nutróloga e médica ortomolecular