Fim de ano é igual férias e com isso toda a família coloca o pé na estrada, não é mesmo? Porém, é fundamental alguns cuidados antes da sonhada viagem. Para quem tem um bebê é importante tomar algumas precauções para não expor a saúde da criança.
Seja de ônibus, carro ou avião, a mamãe deve tomar diversas medidas antes de embarcar. Na hora de fazer as malas, não se esqueça de levar a carteirinha de vacinação, o telefone do pediatra e a carteirinha do convênio médico (se tiver). A certidão de nascimento também é fundamental se o meio de transporte for coletivo: sem ela, o bebê não pode embarcar.
Antes da viagem, peça para o pediatra indicar um antitérmico, um antialérgico e um antiemético (para vômitos). Acredite: esses três podem contornar possíveis imprevistos na saúde do pequeno. Se o destino for a praia, termômetro, protetor solar e repelente próprios para bebês com mais de seis meses são indicados. “Durante a viagem deve-se fazer várias paradas para o bebê não se cansar e ficar enjoado, principalmente em locais com serras”, recomenda a pediatra Ana Cláudia dos Santos.
Viagem de avião
“Caso a viagem seja de avião, o bebê deve estar mamando na decolagem e no pouso, para não sentir a diferença de pressão e com isso não afetar o ouvido”, acrescenta a médica. Outro cuidado que deve ser tomado no caso de bebês que já consomem sucos ou papinhas é referente à água do local. Ofereça para o pequeno somente água mineral engarrafada, que é menos vulnerável a possíveis contaminações.
Leia também:
- Azia e refluxo nos bebês: esse problema também pode afetar os pequenos
- Cólica nos bebês: saiba como identificar esse desconforto nos pequenos!
- Bebês: confira algumas dicas de como lidar com certas situações!
Consultoria Ana Cláudia dos Santos, pediatra