Você já reparou nas fotos do príncipe William e da Duquesa Kate Middleton? Quando precisam falar alguma coisa com o pequeno príncipe George, seu filho mais velho, eles sempre se abaixam e ficam na mesma altura da criança. Essa técnica, chamada de escuta ativa, é uma maneira de passar confiança para os pequenos, deixando-os seguros e, assim, evitando as birras em público. A psicopedagoga Betina Serson explica mais pra você!
Como funciona?
“A escuta ativa é uma maneira de escutar com atenção a outra pessoa para que ela se sinta ouvida e possa criar confiança”, explica Betina, que ressalta a importância dos pais darem atenção aos pequenos desde bebê, ouvindo suas histórias, sem interromper ou julgar. Além disso, também faz parte dessa técnica se abaixar para ficar na altura dos olhos da criança, pois “ela se sente mais confortável para conversar quando está no mesmo nível que os pais”.
E se não der certo?
“Não tem por que a criança se recusar a conversar. Ela só irá fazer isso se sentir que está sendo julgada ou que os pais não estão sendo sinceros ao dizer que querem conversar. Os pais não devem só fazer isso formalmente. As conversas entre pais e filhos devem ocorrer a todo momento e de forma natural”, ressalta Betina. Assim, com esse apoio, a criança irá sentir sinceridade e terá certeza de que pode confiar no que o adulto está falando, estreitando os laços com a família e enxergando nela um porto-seguro.
Dica de especialista
“Acredito que o relacionamento e o vínculo entre pais e filhos se desenvolvem no dia a dia com conversas informais e atividades juntos. A criança não precisa ser ensinada ou incentivada a falar sobre os sentimentos o tempo todo. Nem os pais devem fazer o mesmo frequentemente. Basta ter tempo para estar junto com afeto e com sincera vontade de querer criar um relacionamento com o filho”, finaliza.
LEIA MAIS:
- 5 sites educativos para entreter os filhos
- Como organizar a rotina de estudos dos filhos
- Como falar sobre masturbação com os filhos