Connect with us

O que você está procurando?

Vários fatores devem ser levados em conta quando se trata da educação escolar dos filhos, e as emoções das crianças é um deles
- FOTO: Shutterstock Images

Educação dos filhos: a influência do aspecto emocional

Vários fatores devem ser levados em conta quando se trata da educação escolar dos filhos, e as emoções das crianças é um deles

A influência – negativa ou positiva – das emoções na educação deveria ser melhor compreendida por pedagogos e professores: “É preciso dar a mesma importância aos sentimentos dos alunos que damos à sua formação cognitiva e cabe aos educadores encontrarem caminhos e soluções para isso. Seja no controle da raiva, na compreensão das diferenças, na disseminação da alegria, no fortalecimento do amor ou na dissipação do medo”, lista Dolores Affonso, coach, palestrante, consultora, designer instrucional e professora.

Para isso, seria preciso a muitos dos que trabalham com educação colocarem-se no mesmo lugar daqueles a quem estão se dirigindo: “É preciso dar autonomia ao aluno, flexibilidade no processo de ensino e aprendizagem. Sair da posição de detentor de toda a verdade para se tornar um facilitador, um mediador do conhecimento, aquele que propõe situações, reflexões e incentiva seus alunos ao saber coletivo”, explica a professora.

 

educação - escola - menino - diretoria

FOTO: Shutterstock Images

Aos pais, torna-se indispensável refletir a respeito das expectativas que depositam sobre os filhos. Quando o desempenho nos boletins não forem dos melhores, não usar o medo ou a intimidação como recurso para estimulá-los, mas sim investigar a fundo os obstáculos e encontrar novas alternativas para convencê-los da importância de se dedicar à educação escolar.

Importante não apenas na educação

Usar todos esses princípios como ferramenta de aprendizado não é uma necessidade só de quem se encontra no período escolar. Um adulto que dedica tempo e dinheiro a um concurso profissional bastante concorrido também pode usufruir dos mesmos ensinamentos, como cita Dolores: “A inteligência emocional nos ajuda a fazer as melhores escolhas, seja de um caminho para a carreira, qual concurso fazer, quais matérias estudar primeiro e organização do espaço de estudos. Tudo isso influencia no seu sucesso em provas e testes”.

Se você costuma se intimidar diante dos seus sonhos e projetos pessoais, experimente associar a eles emoções positivas, para assim se dedicar com mais afinco e estabelecer uma relação de confiança no próprio potencial.

 

LEIA TAMBÉM

 

Texto e entrevista: Marcelo Ricciardi/Colaborador – Edição: Giovane Rocha/Colaborador

Consultoria: Dolores Affonso, coach, palestrante, consultora, designer instrucional e professora

Advertisement

Estilo de vida

Pilates, caminhada, corrida, corda, hidroginástica: escolha o exercício físico que mais combina com você e fique pronta para malhar todos os dias!

Estilo de vida

Saiba se seu filho está sofrendo bulliyng na escola e ajude-o a superar esse problema!

Estilo de vida

Algumas mães guardam o primeiro corte do cabelo do filho ou o registro do nascimento. Mas essas mamães estão fazendo arte com cordões umbilicais! Entenda

Estilo de vida

Gravidez depois dos quarenta é possível se você cuidar!

Estilo de vida

Conheça o Circle of 6: aplicativo de segurança pessoal que avisa aos seus amigos se algo acontecer! Um novo aliado das mulheres para ter em seu smartphone.

Estilo de vida

Certos hábitos podem ser as causas das dívidas no final do mês

Estilo de vida

Como fugir de hábitos que podem deixar suas finanças em perigo

Estilo de vida

Fuja de atitudes de oferecem perigo à administração financeira do lar