Estudiosos e especialistas indicam que a questão da inteligência emocional começou a ser debatida em tempos bem distantes. “Charles Darwin, no século 19, já acreditava na relevância das emoções para a adaptação e sobrevivência das espécies”, relata a palestrante e especialista em estratégia humana e inteligência emocional Semadar Marques.
Depois de muitos estudiosos como John D. Mayer, psicólogo que integra hoje o corpo de professores da Universidade de New Hampshire, nos Estados Unidos, e Peter Salovey, da também norte-americana Universidade de Yale, sinalizarem o conceito, o termo explodiu de vez com o best-seller do psicólogo Daniel Goleman, Inteligência Emocional – A Teoria Revolucionária que Redefine o que é Ser Inteligente.
O que é essa capacidade?
“Inteligência emocional é um conceito que traduz a capacidade de um indivíduo de perceber e gerir as próprias emoções para, assim, reconhecer e interagir mais facilmente com os sentimentos dos outros, e ainda lidar melhor com as demandas e adversidades diárias”, esclarece Semadar.
Os cinco pilares dessa capacidade são: autoconhecimento, motivação, controle emocional, habilidades sociais e empatia. E o termo QE (Quociente Emocional) passou a figurar nas mais diversas discussões a respeito de inteligência emocional no mundo.
De acordo com a especialista, as principais características de quem possui alto QE são “resiliência frente às adversidades; capacidade de vislumbrar horizontes positivos apesar das frustrações e desilusões; controle dos impulsos negativos – canalizando-os para situações construtivas e adequadas – e um reconhecimento das próprias emoções”. E a boa notícia é: dá para estimular todas essas habilidades
4 dicas para desenvolver sua inteligência emocional
LEIA TAMBÉM
- Mindfulness: meditação contra estresse e ansiedade
- Conheça a Teoria das Inteligências Múltiplas: 8 formas diferentes de classificar gênios
- 10 dicas para melhorar a concentração
Texto: Victor Santos/Colaborador – Entrevista: Thiago Koguchi – Edição: Giovane Rocha
Consultoria: Semadar Marques, palestrante e especialista em estratégia humana e inteligência emocional